ALBUFEIRA COMEMOROU DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE COM VISITA À LAGOA DOS SALGADOS

Na manhã desta terça-feira, 22 de maio, um grupo de 20 alunos do 5.º ano da EB 2, 3 Diamantina Negrão, em Albufeira, juntaram-se na Lagoa dos Salgados para realizarem uma visita guiada pelos técnicos do Ambiente do Município. O encontro teve como mote as comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, que alerta a importância da conservação da diversidade biológica. A Lagoa dos Salgados é um dos locais mais visitados do Algarve para a observação de aves, albergando mais de 150 espécies, algumas classificadas como raridades.

Pelas 10h00 da passada quarta-feira, os técnicos do Ambiente do Município de Albufeira distribuíam binóculos e guias com todas as espécies de aves existentes em Portugal, às duas dezenas de alunos que participaram na atividade ambiental de comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade.

Ao longo do percurso pedestre pelo passadiço que liga Albufeira a Armação de Pera, concelho de Silves, os jovens e professores observaram o ecossistema aquático e costeiro, identificando as espécies de flora e fauna, como os juncos e caniços, ou o pato-real, garça-real e o galeirão, entre muitos outros.

A Lagoa dos Salgados é considerada património regional do Algarve e apresenta um grande interesse científico ao nível geológico e biológico, não só pela sua capacidade de albergar uma grande e variada quantidade de espécies de aves, mas também pela sua riqueza em flora.

“Este tipo de atividade é importante para demonstrar aos alunos o caráter prático da educação, permitindo-lhes aplicar numa situação real, os conhecimentos adquiridos na sala de aula”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira. José Carlos Rolo relembrou que a Lagoa dos Salgados é “um local que permite enriquecer o conhecimento de uma forma lúdica, sobre a biologia e geologia local, e onde se podem praticar atividades de lazer, como fazer uma caminhada ou observar as aves”.

O Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pelas Nações Unidas a 22 de maio de 1992, data em que se adotou o texto final da Convenção da Diversidade. A biodiversidade continua a diminuir em todas as regiões do mundo a taxas alarmantes. Essa perda de natureza agrava outros desafios globais, como a mudança climática, a segurança da água, a segurança alimentar e a saúde pública, podendo levar a resultados catastróficos para a existência humana neste planeta.