ALBUFEIRA COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA CIDADE EDUCADORA

Uma dezena de actividades, para todas as gerações, é a composição do programa que visa comemorar o “Dia Internacional da Cidade Educadora”, título que Albufeira possui desde 2007. Desde uma aula “à maneira antiga” até à oferta do “Manual do Cidadão” e uma “Mass Training em Suporte Básico de Vida”, muitas serão as razões para todos festejarem a cidade e a importância do convívio e da transmissão de saberes, a partir de amanhã e até sábado.

O Município de Albufeira comemora amanhã e sábado, o “Dia Internacional da Cidade Educadora”, com diversas ações. Amanhã, entre as 09h00 e as 17h00, o programa “Escola de Outrora”, no Centro Educativo do Cerro d’Ouro, vai levar as crianças a vivenciarem uma aula nos moldes do período do Estado Novo, com uma professora austera e uma aluna pouco aplicada. Nesta performance, os alunos irão participar na experiência de escrever numa ardósia e, como alunos aplicados, vão experimentar o aparo para demonstrar as suas capacidades ao nível da caligrafia. Vão utilizar o “Livro da Primeira Classe” e os materiais existentes na altura, tais como os carimbos e as fichas feitas no mimeógrafo. A aula termina com uma canção de roda que animava os recreios de antigamente. Na Escola de Trânsito, entre as 09h30 e as 12h30 terá lugar uma aula sobre segurança rodoviária, intitulada “Cidade Segura”, sendo dinamizado com os participantes um jogo de prevenção rodoviária. Ainda durante a manhã, entre as 10h00 e as 12h00, a EB1 de Ferreiras recebe uma assembleia de delegados de turma do 1.º ciclo, orientada por uma psicóloga do Município, onde se irá debater o tema “Cidadania ativa”. Esta ação enquadra-se no plano “Reagir: violência: não”. Neste dia, continuará o ciclo de conversas “(Re)pensar a Educação”, desta vez com o tema  “Escutar para transformar – participação ativa no secundário”. Será a apresentação de uma boa prática no âmbito do projeto “Nós propomos”, que decorre em articulação entre o Município, a Universidade de Lisboa e as escolas secundárias, no âmbito do ordenamento e planeamento do território. Quem irá dirigir a conversa é um professor de geografia da Universidade de Lisboa. Será entre as 17h00 e as 19h00, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge. O Parque Lúdico, no “espaço Integrar”, acolhe, por sua vez, oficinas terapêuticas das 14h às 16h e das 16h30 às 17h30 decorrerá o “Projeto All-Move”, que consta de danças diversas, capoeira e hip-hop, adaptadas a crianças e jovens com deficiência. Entre as 19h e 20h30 vai ter lugar o habitual encontro de pais de crianças e jovens com deficiência. A estas atividades, juntam-se também as do Clube Avô, como “Happy Yoga”, “Danças do Mundo” e “Artes Criativas”, que acontecem ao longo do dia, nas freguesias do concelho.

No sábado, dia 30, o programa “Movimentos com Alma”, entre as 10h00 e as 12h00, vai animar o EMA – Espaço Multiusos de Albufeira e está aberto a toda a população. Às 15h00, ainda no EMA, haverá um “Mass Training em Suporte Básico de Vida”, uma iniciativa que tem como objetivo formar cidadãos de todas as idades e possibilitar que estas pessoas adquiram conhecimentos sobre como atuar caso se deparem com alguém numa situação de paragem cardiorrespiratória. No final, será entregue a todos os presentes o “Manual do Cidadão”, da Proteção Civil de Albufeira.

O Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo tem apostado no desenvolvimento do conceito de “Cidade Educadora” no Município de Albufeira, sendo membro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras desde 2007. “Albufeira é um Município empenhado no serviço à educação, tendo sempre acolhido as propostas do ministério e desenvolvido uma ampla rede pública de apoio à educação formal e não informal. Nestes dias, temos ações das ludotecas, bibliotecas, espaços de A.T.L., escola fixa de trânsito e tantas outras valências, o que reflecte bem a dinâmica de Albufeira enquanto Cidade Educadora”, refere o Autarca, desde já convidando todos a participarem nestas iniciativas.