ALBUFEIRA CELEBRA DIA MUNDIAL DO TURISMO

Amanhã, dia 27 de setembro, a Câmara Municipal de Albufeira celebra o Dia Mundial do Turismo com a inauguração da escultura ”Homenagem ao Turista”, da autoria de Teresa Paulino. A iniciativa pretende homenagear uma indústria que nos últimos 50 anos mudou a face do concelho, transformando Albufeira num dos destinos mais conhecidos e mais procurados a nível internacional.

A cerimónia está marcada para as 17h00, no miradouro do Pau da Bandeira – uma das zonas mais visitadas e fotografadas do concelho - onde é possível desfrutar de uma paisagem deslumbrante sobre a praia dos Pescadores que, a partir de agora, terá como “primeiros anfitriões” uma família de turistas sorridente e feliz, convidando quem chega a partir à descoberta de novas experiências e emoções.

A escultura é da autoria de Teresa Paulino, artista conhecida entre outras obras pela escultura “Os Observadores” (Aeroporto de Faro), “A Vendedora do Mercado” (Loulé) e entre nós, em Albufeira, pelo “Músico da Banda de Paderne” e “A Família de Pescadores”, na Praça dos Pescadores, no centro da cidade.

À semelhança do que tem vindo a acontecer em edições anteriores, a Autarquia voltou a associar-se às empresas EVA Transportes, Douro Acima, Turistrem e Albucoop, oferecendo a residentes e turistas a possibilidade de visitarem a cidade utilizando os transportes sem pagar bilhete: no Giro, durante todo o dia, e nos autocarros City Sightseeing, entre as 9h00 e as 13h00. No mesmo horário, as crianças até aos 11 anos podem viajar gratuitamente no Comboio Turístico. A Cooperativa de Táxis de Albufeira juntou-se à iniciativa através da distribuição de brindes para quem escolher o táxi como meio de transporte.

Quem quiser conhecer um pouco mais da História do concelho pode visitar o Museu Municipal de Arqueologia, na zona antiga da cidade. As entradas são gratuitas.

Refira-se que o Dia Mundial do Turismo, este ano sob o lema “Turismo para Todos – promover a acessibilidade universal”, é celebrado em todo o mundo desde 1980, por decisão da Organização Mundial de Turismo. As comemorações têm por objetivo mostrar a importância do turismo, nomeadamente a nível cultural, económico e social. Um dos maiores setores da economia a nível mundial, o turismo é o principal motor da economia do Algarve, e em particular de Albufeira, considerada a capital do turismo nacional.