ALBUFEIRA ASSINALOU O DIA INTERNACIONAL DO IDOSO COM A ABERTURA OFICIAL DO II CERTAME SÉNIOR

A abertura oficial do II Certame Sénior “No Outono da Vida” serviu para assinalar as comemorações do Dia Internacional do Idoso em Albufeira. O evento encerra portas amanhã, dia 3 de outubro, com atividades dirigidas aos seniores, a partir das 14h30, e a atuação dos fadistas César Matoso e Filipa Sousa, marcada para as 21h00.

Ontem, o Espaço Multiusos de Albufeira acolheu centenas de convidados muito especiais - população sénior e algumas crianças do ensino básico - para comemorarem em conjunto o Dia Internacional do Idoso, iniciativa que se assinala todos os anos no dia 1 de outubro.

A abertura oficial do certame realizou-se pelas 11h00, com a presença em palco de representantes das várias entidades que constituem o Grupo de Trabalho de Idosos de Albufeira, nomeadamente a Câmara Municipal de Albufeira, ARS Algarve, Centro de Saúde de Albufeira, AHSA, APAV, Banco de Tempo de Albufeira, Centro Paroquial de Paderne, Conferência São Vicente de Paulo de Albufeira, Cruz Vermelha Portuguesa, Fundação António Silva Leal, GNR, Segurança Social, Nuclegarve e Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu tratar-se de uma data muito especial em todo o mundo, escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. “Estou muito feliz por ver aqui reunidas todas as entidades que se preocupam com os seniores do nosso concelho, a sua presença é reveladora da importância que dão ao idoso na sociedade. Albufeira tem uma comunidade que aposta nos valores da Humanidade, que preza os amigos, a família e a solidariedade entre pessoas e diferentes gerações”. Carlos Silva e Sousa dirigiu-se aos jovens incentivando-os a ouvir e a aprenderem com a experiência dos mais velhos, “pessoas que já deram muito na vida e que ainda têm muito para dar”. O autarca reiterou a importância da iniciativa, terminando a sua intervenção a dar os parabéns à organização do evento e a toda a comunidade envolvida.

Marlene Silva, vereadora responsável pelo pelouro da Ação Social e pela organização do evento, destacou que o objetivo fundamental do evento passou por festejar o Dia Internacional do Idoso, promovendo a Intergeracionalidade, com um programa que juntou os mais velhos e os mais jovens em momentos de confraternização e convívio, integrando uma importante vertente informativa e formativa, através da realização de workshops e palestras sobre temáticas de grande importância para esta faixa etária da população. Sob o lema “Conversas com Seniores”, durante a parte da tarde, a Universidade do Algarve abordou questões ligadas aos cuidados a ter com a alimentação do idoso, a atividade física e a saúde, a sexualidade, como gerir os medicamentos, como prevenir lesões e os cuidados a ter com idosos acamados.

Marlene Silva referiu que “ este tipo de eventos contribui para a mudança de atitudes em relação à Terceira Idade, que, no meu entender, significa sabedoria, experiência de vida que deve ser respeitada, partilhada e aproveitada por todos, com vista à construção de um futuro melhor”.

O presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas, destacou igualmente a importância do evento, sublinhando a vertente de partilha de experiências e conhecimentos entre gerações.

Até ao final do dia de amanhã, quem quiser visitar o certame, pode fazê-lo a partir das 14h30. Os visitantes podem assistir à Mostra de Atividades Seniores de várias IPSS`s do Algarve, participar nos Workshops de Empreita, Bonecos de Trapos, Brinquedos Reciclados e Pompons, ver a exposição “A Casa de Outros Tempos” e, pelas 21h00, assistir à atuação de César Matoso e Filipa Sousa.