ALBUFEIRA ASSINALA DIA MUNDIAL DA MÚSICA COM RECITAL DE GUITARRA CLÁSSICA

O Dia Mundial da Música, celebrado anualmente a 1 de outubro em vários pontos do globo com concertos de diferentes géneros musicais, irá ser assinalado em Albufeira com um Recital de Guitarra Clássica pelo músico algarvio Rui Mourinho. O espetáculo, que está marcado para este sábado, pelas 16h00, na Igreja de Sant`Ana, é de entrada livre. A iniciativa é da responsabilidade do Município que conta na organização com o apoio da Paróquia de Albufeira.

Celebrado anualmente a 1 de outubro desde 1975 sob a égide da International Music Council, uma instituição fundada pela UNESCO, o Dia Mundial da Música é uma iniciativa que pretende promover a arte musical em vários setores da sociedade, divulgar a sua diversidade e unir as pessoas em torno de ideais como a Paz e a Amizade.

Em Albufeira a data vai ser assinalada com um recital de guitarra clássica interpretado por Rui Mourinho na Igreja de Sant`Ana. O programa, com início marcado para as 16h00, é dedicado ao repertório original para guitarra clássica do séc. XX e XXI, em que é dado a conhecer o universo sonoro de Stephen Goss.

Rui Mourinho é natural de Portimão, aluno do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, foi aluno de Konstantin Götzen, José Alegre e Eudoro Grade. É Mestre em Música e Mestre em Ensino de Música pela Escola Superior de Lisboa, onde estudou na classe de Guitarra de Piñeiro Nagy e nas Classes de Música de Câmara de Olga Prats, Nuno Inácio e Stephen Bull. Na sua discografia conta com três CD´s “Outras Músicas” (2000) enquanto membro dos Vá-de-Viró, “Balletti” (2001) como músico convidado do Ensemble de Flautas do Município de Loulé e “Stephen Goss Guitar Works Vol.1. (2016). Tem atuado em vários países e em diversos festivais de música em Portugal e no estrangeiro.

Atualmente, para além de concertista a solo, dedica-se ao repertório de câmara enquanto membro do Quarteto Concordis. Paralelamente prossegue os estudos na Universidade de Évora no curso de Doutoramento em Música e Musicologia na especialidade de Interpretação. Rui, é ainda professor de guitarra clássica no Conservatório de Música de Albufeira e na Escola Secundária de Bemposta em Portimão.

Neste sábado não fique em casa! Reúna a Família e venha celebrar connosco o Dia Mundial da Música!