8.ª GRANDE MOSTRA DE VINHOS JUNTOU PRODUTORES DE TODO O PAÍS EM ALBUFEIRA

Pelo oitavo ano consecutivo, a Confraria Bacchus de Albufeira, em parceria com a Câmara Municipal, organizou a Grande Mostra de Vinhos de Portugal, que reuniu em Albufeira, de 6 a 9 de maio, 120 produtores nacionais. Durante os quatro dias de certame, mais de 11500 pessoas fizeram questão de passar pelo Espaço Multiusos da cidade para provar os cerca de mil vinhos em exposição, assistir a demonstrações gastronómicas, decantação de garrafa a fogo e sabre e degustação de queijos, enchidos e doçaria regional. No final todos elogiaram a certame, já considerado um marco no panorama vínico nacional.

A 8ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal encerrou portas na passada segunda-feira com um balanço bastante positivo. De ano para ano, o certame tem crescido quer em número de expositores, quer de visitantes, atingido este ano um novo recorde com a participação de 120 produtores de várias regiões portuguesas e a presença de mais de 11500 pessoas ao longo dos quatro dias de mostra, o que representa um aumento de 27% face ao ano anterior.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu que “este evento também tem vindo a crescer em termos de qualidade”, mostrando-se muito satisfeito com a organização da mostra. “O vinho e a gastronomia são elementos diferenciadores dos povos e esta iniciativa tem o objetivo de mostrar quem nós somos”, salientou o autarca, que fez questão de elogiar os produtores algarvios “que estão aqui representados em pé de igualdade com os seus congéneres nacionais”. Nesta oitava edição, estiveram cerca de mil néctares em prova, muitos deles apresentados pelos 19 produtores algarvios, um número recorde de inscrições, que representa mais de metade dos cerca de 30 que existem na região.

No primeiro dia da Mostra decorreu o Concurso de Vinhos Bacchus 2016 - reconhecido pelo Instituto da Vinha e do Vinho I.P. - onde foram atribuídos Prémios de Excelência, seis Medalhas de Ouro e 19 de Prata nas categorias de Tintos, Brancos e Licorosos e três Medalhas de Bronze nas categorias de Tintos e Rosés. Destaque para as três medalhas conquistadas por produtores algarvios, comprovando a evolução positiva da produção vitivinícola da região. A Quinta do Francês arrecadou uma medalha de ouro na categoria de Brancos e uma de prata nos Tintos, enquanto a Única- Adega Cooperativa do Algarve viu um dos seus Tintos distinguido com a Prata.

Durante a abertura oficial do evento, o diretor regional adjunto da Agricultura do Algarve destacou que “o setor do vinho tem-se vindo a afirmar à escala do Algarve, o que se revela extremamente importante para a região”. José Graça salientou ainda que “o vinho algarvio está a afirmar-se pela qualidade e esse é o caminho”, que deverá ser traçado aliando “o turismo à gastronomia e ao vinho”. Uma opinião partilhada por Carlos Garcias, presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, que sublinhou que “os vinhos da região algarvia estão cada vez mais conhecidos e compete à Comissão Vitivinícola promovê-los, por isso entramos sempre nestas parcerias com a confraria. Este é um evento de grande importância que já ultrapassa a região e atinge todo o país”.

Além da habitual prova de vinhos, a mostra apresentou várias propostas, entre demonstrações gastronómicas diárias de tributo à dieta mediterrânica, workshops, provas comentadas, cocktails elaborados com vinho, decantação de garrafa a fogo e sabre, e degustação de queijos, enchidos e doçaria regional.

Para os produtores, esta feira representa um meio de divulgação dos seus vinhos. “Temos participado em todas as edições deste evento, que consideramos uma forma de estabelecer ligações para futuros negócios e parcerias, nomeadamente com restaurantes, hotelaria, entre outros”, refere João Marques, enólogo da Adega Cooperativa do Algarve. Para Luís Cabrita, produtor algarvio, “esta é a melhor feira do género realizada a sul do Tejo, com uma ótima organização e cuja qualidade tem vindo a ser reconhecida pelo público e pelos próprios produtores. É, por isso, uma forma eficaz de divulgar o nosso produto”, afirma.

O programa integrou, pela primeira vez, um fórum de debate, este ano sobre o tema "O Vinho e a Vinha no Algarve - Perspetivas, Caminhos e Percursos", que teve lugar no último dia, 9 de maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira. Na sua intervenção, o Chanceler da Confraria Bacchus de Albufeira defendeu que “o sucesso do vinho e da vinha depende sobretudo de um grande motor de desenvolvimento do Algarve que é o turismo”. Carlos Oliveira acrescentou ainda que “temos vindo a assistir a um grande desenvolvimento ao nível da quantidade e qualidade do vinho no Algarve com o aparecimento de novos produtores, alguns com ideias excelentes, pelo que prevemos um grande desenvolvimento da região nos próximos 10 anos, com a produção vinícola a ser um dos motores desse desenvolvimento”.

A Confraria Bacchus de Albufeira, organizadora do evento em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira, afirmou que esta edição foi uma aposta ganha e que é para repetir: “esta mostra tem vindo sempre em crescendo, esperemos que para o ano ainda seja maior e melhor”, concluiu o Grão-Mestre da Confraria, José Carlos Rolo.