“5 QUINAS” APRESENTA EQUIPA INFANTIL E NOVO CALENDÁRIO

A equipa feminina de ciclismo “5 Quinas / Município de Albufeira” apresentou na passada quarta-feira, ao final da tarde, os seus novos elementos. As adesões têm vindo a crescer e já há equipa de infantis. À semelhança do ano anterior, editaram um novo calendário.

“É uma honra para Albufeira ter uma equipa feminina de ciclismo que já começa a destacar-se no panorama desta modalidade”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, no passado dia 18, na apresentação da equipa feminina de ciclismo “5 Quinas/ Município de Albufeira”, no Hotel Luna Miramar, um dos patrocinadores da equipa.

À semelhança do que aconteceu na edição do ano passado, quando se apresentou ao público pela primeira vez, a equipa feminina de ciclismo de Albufeira “5 Quinas/Município de Albufeira” subiu ontem, simbolicamente, ao pódio da “Volta ao Algarve”, tendo depois decorrido a apresentação e lançamento do Calendário da equipa da casa. A iniciativa contou com a presença dos principais parceiros e patrocinadores da formação. Para além da presença do Presidente da Federação de Ciclismo, Delmiro Pereira, o momento contou também com o Presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Paulo Freitas, que disse ser ”um orgulho para Albufeira ter uma equipa de campeãs.Dignificam esta terra e o desporto”.
Recorde-se que a equipa “5 Quinas/Município de Albufeira” foi formada em 2015, contando com diversos apoios, entre os quais, o do Município de Albufeira, APAL – Agência de Promoção de Albufeira e Clube Desportivo de Areias de S. João.

Actualmente, a Equipa 5 Quinas/Município de Albufeira compreende 17 atletas, das quais 4 estão posicionadas na categoria de Master, 7 na de Elites. 3 Juniores, 2 Cadetes e 1 em Infantil. Estas atletas têm profissões diversas, desde estudantes a profissionais liberais e têm já no seu currículo vitórias relevantes, nomeadamente as seguintes ciclistas: Íris Chagas (Campeã Regional em Infantis), Inês Raimundo (Campeã Nacional contra-relógio – Juniores), Raquel Sofia (Campeã regional de estada – Juniores), Vanessa Pereira (Campeã do mundo em Sub-23 trialo longo – Elites), Celina Carpinteiro (Campeã Nacional Estrada 2011, 2013 e 2014 - Elites), Irina Coelho e Liliana Jesus (ambas da selecção nacional de estrada - Elites) e, dentro da categoria Masters, Orieta Oliveira (Campeã Nacional de Scrath 5km) Ana Gaspar (Campeã nacional corrida por pontos) e Andreia Freitas (Campeã nacional contra-relógio 2016 – Pista), entre muitos outros títulos.

No que se refere à 42ª Volta ao Algarve, quem venceu a etapa marcada por Albufeira foi o alemão Marcel Kittel, da Etixx-QuickStep, ao impor-se, ao sprint, ao compatriota André Greipel (Lotto-Soudal) e ao belga Jasper Stuyven (Trek-Segafredo).