ALBUFEIRA BRINCA AO CARNAVAL COM DESFILES E BAILES EM TODAS AS FREGUESIAS

O Carnaval está de regresso a Albufeira. Desfiles, Bailes, Concursos de Máscaras, traquinices e muitas trapalhadas dão o mote às festividades que se realizam por todo o concelho. Na cidade de Albufeira, o programa arranca no dia 9 de fevereiro, às 15h30, com o Desfile dos mais pequeninos, utentes do Clube Avô e de outras instituições sociais do concelho, na Avenida dos Descobrimentos. No dia seguinte (10) a baixa de Albufeira recebe o Carnaval Trapalhão, a partir das 14h30, e à noite o EMA abre portas para três dias (10, 12 e 13) de muita animação. As várias Freguesias não ficam atrás da sede do concelho. No dia 9, pelas 10h00, a Guia dá início ao programa com um Desfile de Carnaval Infantil, no Polidesportivo. O programa prossegue dia 10, às 15h30, com um Desfile no Parque de Estacionamento da praia da Galé e outro, às 16h30, junto à sede da Junta de Freguesia. Os festejos encerram com uma Matiné, no Polidesportivo da Guia, com início marcado para as 17h30. Nos dias 11 e 13 realiza-se o Carnaval Trapalhão na Avenida 12 de Julho, em Ferreiras, das 14h00 às 17h00. Nas mesmas datas, o Carnaval mais tradicional do Algarve sai à rua em Paderne, a partir das 14h00.

O Carnaval é tempo de alegria, muita folia e criatividade, por vezes misturada com alguma crítica social, para centenas e centenas de albufeirenses, miúdos e graúdos, que todos os anos fazem questão de participar numa das tradições mais acarinhadas pela população.

E para mostrar que não são apenas os adultos que gostam da brincadeira, o programa tem início no dia 9 de fevereiro com um Desfile dedicado ao tema do Circo, onde as crianças das creches, dos jardins-de-infância e do 1.º ciclo, juntam-se aos utentes do Clube Avô e de outras institucionais sociais do concelho. Trajados a rigor com bonitos fatos coloridos, são palhaços, malabaristas, trapezistas, mágicos e demais personagens do Circo por um dia. O Desfile tem início marcado para as 15h30 e realiza-se no eixo viário de Albufeira, entre o Cruzamento dos Bombeiros e a Rotunda dos Relógios.

No dia 10 de fevereiro, a baixa de Albufeira é palco privilegiado do Carnaval Trapalhão, uma tradição recuperada por um conjunto de albufeirenses com o apoio da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água e do Município de Albufeira. O desfile arranca às 14h30 do Cais Herculano em direção à Praça dos Pescadores, onde centenas de foliões dão azo à imaginação, cantando e dançando as músicas mais conhecidas da época, acompanhadas de muitas tropelias e trapalhadas. Às 15h30, a festa continua na Rua 5 de outubro com o Dj Zé Black e os dançarinos da Companhia Danzarena.

O Baile de Carnaval no EMA – Espaços Multiusos de Albufeira é a próxima paragem. Nos dias 10, 12 e 13 de fevereiro os mascarados invadem o espaço, que todos os anos cativa mais pessoas que celebram a data com muita alegria e animação. Assim, no primeiro dia (sábado dia 10), a partir das 20h00, sobem ao palco o Duo 64 e Nuno Balbino. No dia 12 (segunda-feira), à mesma hora, a animação fica por conta de Valter Cabrita e Nuno Balbino. O dia forte, terça-feira de Carnaval (13) o EMA recebe os foliões das 14h00 às 20h00, num dia que fica marcado pelo Concurso de Máscaras para os mais pequeninos, marcado para as 16h00. O programa, que é organizado pela Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água com o apoio do Município de Albufeira, Bombeiros Voluntários de Albufeira, Clube de Patinagem de Albufeira, Clube Desportivo e Cultural de Albufeira, APEXA e Clube Desportivo Areias de São João, é de entrada gratuita.

Na Guia, o programa tem início no dia 9, às 10h00, com o Desfile de Carnaval Infantil, no Polidesportivo da localidade. Segue-se, no dia 10, pelas 15h30, um Desfile no Parque de Estacionamento da praia da Galé e, outro, uma hora mais tarde, pelas 16h30, junto à sede da Junta de Freguesia. O programa de Carnaval encerra com uma Matiné, no Polidesportivo da Guia, com início marcado para as 17h30.

A Freguesia de Ferreiras, também, tem um Carnaval Trapalhão. Nos dias 11 e 13 de fevereiro, das 14h00 às 17h00, a Avenida 12 de julho, principal artéria da localidade, recebe todos os que gostam de brincar ao Carnaval com um Desfile de mascarados, muita música e alegria. Há prémios para as melhores máscaras. O Carnaval de Ferreiras é uma organização da Junta de Freguesia de Ferreiras com o apoio do Município e do comércio local.

No concelho de Albufeira, o Corso mais antigo é o de Paderne, evento que é organizado pela Casa do Povo da localidade há 37 anos. Nos dias 11 e 13 de fevereiro, a partir das 14h00, foliões mascarados a rigor e vários carros alegóricos percorrem as ruas estreitas da povoação, classificada Aldeia de Portugal, num desfile bastante animado que todos os anos leva milhares de visitantes àquela localidade do interior do concelho de Albufeira. No domingo, dia 11, há animação com Nuno Balbino e com os Batuque Samba Show. Na terça-feira, dia 13, a animação fica à responsabilidade de Miguel Correia. A partir das 15h00 há Matiné com entrada gratuita.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que “o Município está ao lado das Juntas de Freguesia, associações, estabelecimentos de ensino e instituições sociais do concelho que, todos os anos, organizam ou colaboram nos festejos, e diz sentir-se muito feliz por um grupo de albufeirenses ter recuperado a tradição do Carnaval Trapalhão, dos Bailes e dos Concursos de Máscaras”. José Carlos Rolo sublinha que “o Carnaval é um período de alegria e de descompressão dos problemas do dia-a-dia e nada melhor que celebrar a data com brincadeiras e partidas inofensivas integradas no espírito da época, colocando o respeito sempre em primeiro lugar. Para além do apoio às referidas instituições, o Município organiza o Desfile das crianças das creches, jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo, juntamente com os utentes do Clube Avô e de algumas associações; iniciativa que merece sempre um ótimo acolhimento por parte de professores, educadores, pais, responsáveis de diferentes associações e comunidade em geral. O autarca aproveita, também, para “agradecer à Casa do Povo de Paderne, aos comerciantes da Freguesia e a todas as pessoas e entidades que ao longo de todos estes anos têm trabalhado com empenho e dedicação para levar à rua, ano após ano, um dos Carnavais mais tradicionais do Algarve”.

partilhar:

Etiquetas | Tags

ver também