Ao longo do mês de agosto, a música vai estar em destaque em Albufeira, todas as sextas-feiras, a partir das 21h30, com concertos gratuitos de grande qualidade e propostas artísticas imperdíveis.
O programa arranca no dia 2 de agosto com Cherry, artista que promete encantar o público com a sua energia contagiante e um repertório onde a música pop alternativa se cruza com nuances eletrónicas e soul. Esta será, seguramente, uma noite vibrante com temas que falam de amor, identidade e liberdade.
O dia 9 vai ser uma noite muito especial, pois sobem ao palco dois projetos de artistas que partilham uma forte ligação à tradição e à reinvenção sonora. O Gajo (João Morais), acompanhado da sua inseparável viola campaniça, apresenta uma proposta musical onde o espírito lusitano se funde com sonoridades contemporâneas, criando momentos sonoros intensos. Raia é o projeto-síntese de António Bexiga que percorre, igualmente, as sonoridades da viola campaniça, nas suas fronteiras acústica e elétrica, com composições que misturam influências do fado, do flamenco e outras expressões populares.
A Banda Miss Universo (André Ivo e Afonso Branco) encerra a quarta edição do programa “Noites no Jardim”, que se realiza ininterruptamente desde 2021. Trata-se de uma banda jovem e formada por jovens, cujo álbum de estreia “Manifesto do Jovem Moderno” foi apresentado em Lisboa, ao vivo, em Novembro de 2024. Entre o indie, o pop e uma estética retro futurista, a banda protagoniza um concerto com música cativante com arranjos criativos.
No centro da cidade, o palco do Largo Eng.º Duarte Pacheco continua a oferecer concertos de música, atuações de dança e as demonstrações da cultura e da tradição local são os grandes destaques do programa de animação da época balnear no mês de agosto. As atuações decorrem às quartas-feiras — dias 6, 13 e 27, às 21h30 — para dar a conhecer a quem nos visita o melhor da identidade cultural do concelho.
No dia 6 de agosto, a etnografia vai estar em destaque com a atuação do Rancho Folclórico de Albufeira. Com mais de 30 anos de existência, o grupo representa, de forma fidedigna, os usos e costumes da antiga vila de Albufeira através dos trajes, danças e cantares, nomeadamente nas áreas da pesca e agricultura.
No dia 13, sobe ao palco a Banda Alhada. Com um repertório musical na área da world music, a Banda Alhada aposta na música portuguesa, oferecendo um espetáculo bastante animado ao som dos adufes, sarronca, ferrinhos, pandeireta e bombos em harmonia com a viola clássica, a braguesa, o cavaquinho, o acordeão, o baixo e o bandolim. “Senhor Vinho”, “Menina estás à Janela”, “Ó Zé aperta o Laço”, “Não vás ao Mar Toino” e o original da banda “Se tu fores a Albufeira”, entre muitas outras melodias populares que tão bem retratam o nosso país prometem um espetáculo imperdível.
A sensualidade das Danças Orientais do Futebol Clube de Ferreiras fecham o programa da Animação da Época Balnear no dia 27 de agosto, no Largo Eng.º Duarte Pacheco. Uma oportunidade imperdível para celebrar o verão com talento local, tradição e muita animação, no coração da cidade.
AGOSTO É SINÓNIMO DE MUITA ANIMAÇÃO EM ALBUFEIRA
Em agosto, as noites quentes de Albufeira convidam a atividades ao ar livre, passeios em família e muita animação. O Jardim de Montechoro, uma das zonas verdes mais emblemáticas da cidade, na zona norte da Avenida Sá Carneiro, volta a acolher o programa “Noites no Jardim”; um formato mais intimista que decorre ao longo de três sábados, com concertos gratuitos de grande qualidade e propostas artísticas nacionais imperdíveis: a 2 de agosto com a artista “Cherry”, a 9 “O Gajo + Raia” e a 30 (Miss Universo). No centro da cidade, no Largo Eng.º Duarte Pacheco, a animação de época Balnear continua, no dia 6 com a atuação do Rancho Folclórico de Albufeira, a 13 da Banda Alhada e a 27 de agosto com as Danças Orientais pelo Futebol Clube de Ferreiras. Uma oportunidade para celebrar o verão com talento, tradição e muita música portuguesa.