Comemorações Dia do Município
Programa
Cerimónia Comemorativa
09h30 - Hastear da Bandeira | Hino Nacional pela Banda Musical e Recreio Popular de Paderne | Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira e Fanfarra
10h00 - Descerramento de Brasão
10h15 - Inauguração de obra Escultórica de Vanessa Barragão | Paços do Concelho
10h30 - Imposição de Insígnias aos Trabalhadores do Município | Salão Nobre dos Paços do Concelho
18h30 - Inauguração do Lar, Creche e Centro de Dia de Olhos de Água | Olhos de Água
22h30 - Concerto Comemorativo Dia do Município • 20 de Agosto - Gloria Gaynor | Espetáculo Piromusical | Deelight - DJ Set | Praça dos Pescadores
“Carta de Foral” ou simplesmente “Foral” foi um documento real utilizado em Portugal, entre os séculos XII e XVI, que visava estabelecer um Concelho e regular a sua administração, deveres e privilégios. A palavra "foral" deriva da palavra portuguesa "foro", que por sua vez provém da latina "forum", que se traduz no conjunto de espaços onde são administrados assuntos jurídicos.
Deste modo, o Foral que cria o concelho de Albufeira foi ordenado por D. Manuel I em 1504, no dia 20 de agosto. A necessidade do rei em estabelecer leis em espaços já povoados prendeu-se, no caso de Albufeira, com a necessidade de controlar essencialmente a produção e comércio de madeira, na altura bastante rica em pinheiros e carvalhos. Era essa madeira bem necessária para o engrandecimento da esquadra portuguesa de caravelas, que rumavam por mar fora, em busca de mundo novo.
Como concelho com longa História, assinalamos neste dia a nossa identidade, com uma cerimónia matinal onde é hasteada a Bandeira concelhia e a nacional nos Paços do Concelho e nas Juntas de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Guia, Paderne e Ferreiras, com a Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira e Fanfarra, ao toque do Hino Nacional pela Banda Filarmónica de Paderne. O dia vai contar com inauguração de estruturas essenciais ao desenvolvimento da comunidade e à noite temos o concerto que habitualmente traz a Albufeira as grandes estrelas que marcaram o arranque do ciclo turístico.
É o caso da célebre Gloria Gaynor, rainha da era Disco, eternizada pelo seu tema “I will survive” e nome gravado para todo o sempre no “Dance Music Hall os Fame”. Para além do seu tema de 1978, a cantora norte-americana vai igualmente brindar os seus admiradores com temas do seu extraordinário álbum de 2002, “I wish you love”. Assim como “Testimony”, lançado em 2019, num tributo inconfundível ao “gospel”.
Esta é a nossa estrela maior das Comemorações do Dia do Município 2023, que após tanto tempo de carreira continua a somar sucessos. Para ver, dançar e aplaudir às 22h30, na Praça dos Pescadores. Segue-se um espetáculo piromusical e a performance do DJ SET.