TRÊS NOVOS RECORDES NACIONAIS NO VII MEETING DE NATAÇÃO EM ALBUFEIRA

Nomes firmados da Seleção Nacional de natação, como o de Aléxis Santos, Diana Durães, Fernando Silva, Francisco Santos, José Paulo Lopes, Miguel Nascimento, Tamila Holub e Victoria Kaminskaya, estiveram presentes no VII Meeting Internacional do Algarve que decorreu no passado fim-de-semana, nas Piscinas Municipais de Albufeira. Estiveram 220 nadadores em prova (120 masculinos e 100 femininos) em representação de 48 clubes e foram estabelecidos três novos recordes nacionais, por Carolina Fernandes e Rafaela Azevedo.

Foram batidos três novos recordes nacionais no VII Meeting Internacional do Algarve, nas Piscinas Municipais de Albufeira, sendo as estrelas Carolina Fernandes e Rafaela Azevedo. No domingo, Carolina Fernandes estabeleceu uma nova marca nos 50m Livres ao terminar a prova em 25.42, menos 30 centésimos que na sessão anterior.

De referir que também, Ana Guedes, nos 50m Mariposa concluiu a distância em 26.38, igualando o recorde nacional Sénior e Absoluto que já lhe pertencia desde novembro de 2020.

Por seu turno e depois de ter batido, no sábado, o recorde nacional Sénior e Absoluto na prova de 50m Costas, com o tempo de 27.33, Rafaela Azevedo voltou a repetir ontem o feito, desta vez nos 100m Costas ao terminar em 58.39, encurtando em 26 centésimos a sua própria marca, obtida em dezembro de 2019.

O VII Meeting Internacional do Algarve decorreu no passado fim-de-semana, entre os dias 12 e 14, nas Piscinas Municipais de Albufeira. Estiveram 220 nadadores em prova (120 masculinos e 100 femininos) em representação de 48 clubes. A competirem pela Seleção Nacional estiveram os nadadores Aléxis Santos, Diana Durães, Fernando Silva, Francisco Santos, José Paulo Lopes, Miguel Nascimento, Tamila Holub e Victoria Kaminskaya.

Atento a esta competição, Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, com o pelouro do desporto,  frisou que “mais uma vez, foi emocionante. Note-se que no âmbito deste Meeting, o número de recordes é de 24, falando bem da importância deste evento para os atletas nacionais, num ambiente competitivo, mas também de amizade e de elevado sentido ético. Além disso, conseguimos potenciar a economia circular no nosso concelho o que é fundamental para o nosso desenvolvimento económico-social”.

Por este motivo, o presidente da Câmara Municipal, assegura que “o futuro passa por solidificar ainda mais a qualidade e a quantidade destas provas em Albufeira, pois como se vê pelos recordes nacionais e pela importância dos mesmos,  Rafaela Azevedo esteve apenas a duas décimas de garantir uma posição no Mundial de Abu Dahbi em piscina curta, entre 16 e 21 do próximo mês de dezembro. A aposta desportiva de Albufeira passa muito por potenciar a qualidade das nossas Piscinas Municipais”, concluiu o autarca. José Carlos Rolo salienta ainda o papel decisivo da ANAlgarve – Associação de Natação do Algarve e do Futebol Clube de Fereiras para o sucesso desta competição.