‘SEMANA EUROPEIA DE GEOPARQUES’ CELEBRADA COM “CAMINHADA NO ALGARVENSIS, PR4 ABF – PLANALTO ESCARPÃO”

A Semana Europeia de Geoparques, é celebrada no Município de Albufeira, a 29 de maio, com a “Caminhada no Algarvensis - PR4 ABF – Planalto do Escarpão: Uma História com Milhões de Anos”. São oito quilómetros de uma caminhada que se inicia na freguesia de Paderne e percorre uma parte da freguesia de Ferreiras, numa verdadeira aventura pelos melhores trilhos do interior do concelho.

Albufeira, no âmbito da Semana Europeia de Geoparques, que decorre de 21 de maio a 6 de junho, e de forma integrada no projeto do aspirante Geoparque Algarvensis, realiza a 29 de maio uma caminhada no seu mais recente percurso pedestre, o PR4 ABF – Planalto do Escarpão, designada por “Caminhada no Algarvensis: Uma História com Milhões de Anos”. O ponto de encontro é no Castelo de Paderne, às 09h00 e trata-se de uma caminhada fácil (nível II) de oito quilómetros, com a duração de aproximadamente três horas.

Neste dia, os participantes vão poder conhecer o único local no este Algarvio, onde é possível observar uma das sequências mais completas dos sedimentos acumulados no Oceano Tethys no Jurássico Superior (161,2 a 145,5 milhões de anos), que originou o Oceano Atlântico Central, bem como, conhecer o interior e os trilhos do concelho.

Para conhecer este antigo oceano deve equipar-se com calçado confortável e apropriado para a atividade, água e protetor solar.

O aspirante Geoparque Algarvensis é uma área territorial com um património geológico de grande relevo situado na região do Algarve. O projeto alia o desenvolvimento do interior algarvio através da promoção de atividades de geoturismo com a geoconservação e um conjunto de políticas de educação e sensibilização ambiental.

A “Caminhada no Algarvensis: Uma História com Milhões de Anos”, é uma iniciativa do aspirante Geoparque Algarvensis, organizada em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira, constituindo um marco regional nas comemorações da Semana Europeia de Geoparques deste ano.

Esta ação é gratuita e de inscrição obrigatória, pelo que os interessados deverão fazê-lo até ao dia 26 de maio, através do email luis.pereira@cm-albufeira.pt ou do telefone 289599540, onde deve indicar o nome completo, data de nascimento e número de identificação fiscal, para efeito de seguro de acidentes pessoais. A atividade está limitada a um total de 20 participantes.