REALIZADOR DE “RAPARIGA COM BRINCO DE PÉROLA” EM ALBUFEIRA NO ÂMBITO DO “SOPHIA ESTUDANTE 2022”

Peter Webber, o realizador do filme “Rapariga com brinco de pérola”, bem como outros realizadores, como Diogo Varela Silva, João Nuno Pinto, Margarida Gil, Sérgio Graciano e Tiago Guedes, vão estar no próximo fim de semana em Albufeira no âmbito do “Sophia Estudante 2022”. O programa arrancou no passado dia 4, com uma exposição dos cartazes dos filmes deste ano e os mais novos de Albufeira estão a aprender, ao longo desta semana, a fazer filmes de animação e a descobrir o vasto universo da sétima arte. Carlos Alberto Henriques, traz-nos a conferência “O cinema do futuro” às 11h00 de domingo, dia em que serão atribuídos, às 15h00, os esperados prémios deste ano. As sessões são sempre no Auditório Municipal de Albufeira, com entrada livre, sujeita a lotação da sala.

A Galeria Municipal João Bailote acolheu na passada sexta-feira, dia 4, a abertura do programa “Sophia Estudante 2022”, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, do Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso e da diretora regional da Cultura do Algarve, Adriana Nogueira. Presentes ainda Graça Lobo, autora do primeiro projeto de cinema e educação, desenvolvido no país e muito em especial no Algarve, há mais de 20 anos, e Isa Catarina Mateus, vice-presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes e delegada do Comité Executivo da Federação Internacional de Cineclubes.

José Carlos Rolo frisou que o futuro do cinema português reside nos jovens que se encontram a concurso no âmbito dos Prémios Sophia Estudante e mostrou-se satisfeito pelo facto de Albufeira estar a acolher este certame. O produtor Paulo Trancoso corroborou estas palavras, notando que a concurso se encontram 89 “curtas” e enalteceu o papel da Etic-Algarve e da Universidade do Algarve (a primeira escola no que concerne ao design — foram os premiados deste ano — e a segunda, quanto aos formadores das oficinas que estão a decorrer ao longo desta semana, dedicadas aos mais jovens, nomeadamente, “O cinematógrafo nas tuas mãos” e “Oficina de Animação: Pixilação”). Adriana Nogueira lembrou, por seu turno, as diversas ações que têm vindo a ser encetadas, com êxito, na região, no campo do cinema, mostrando muito agradada pelo facto de Albufeira ter captado este programa. De seguida, foi inaugurada a Exposição com todos os cartazes a concurso na categoria de “Melhor Cartaz - Sophia Estudante 2022”, a qual fica patente até próximo ao dia 13. No fim de semana que se seguiu, dias 5 e 6, decorreram dois ciclos de projeções no âmbito das “Sessões Gerador – Descobre o teu interior”.

Refira-se que na próxima sexta-feira, 11 de março, a primeira sessão de filmes nomeados aos Prémios Sophia Estudante 2022 terá lugar às 17h20, antecedida por uma sessão de boas vindas (17h00) por José Carlos Martins Rolo e Paulo Trancoso. Às 21h30 será exibido o filme “Rapariga com Brinco de Pérola” de Peter Webber (1h40m), para maiores de 12 anos de idade, seguido de um momento de diálogo entre o realizar inglês e o público.

No sábado, dia 12 março, Peter Webber volta a estar na ribalta, com uma ‘masterclass’, quando forem 10h00 e cerca de uma hora depois (11h35) haverá um debate com diversos realizadores portugueses, nomeadamente: Diogo Varela Silva, João Nuno Pinto, Margarida Gil, Sérgio Graciano e Tiago Guedes. Às 14h30, a tela volta a descer, para a segunda sessão de filmes nomeados.  Depois de uma pausa destinada a café e em plena passadeira vermelha, vai decorrer um momento para conhecer e fotografar realizadores, atores e participantes dos Prémios Sophia Estudante 2022. A terceira sessão dos filmes nomeados arranca às 17h00.

A manhã de domingo começa às 11h00 com uma conferência a cargo de Carlos Alberto Henriques, intitulada “O Cinema do Futuro” e às 15h00, então terá lugar a tão esperada “Cerimónia de Entrega dos Prémios”. Para as 16h30 está marcado o visionamento dos filmes vencedores. Em todas estes momentos, a entrada é livre, de acordo com a lotação da sala.