REABILITAÇÃO DO EDIFICADO DA MISERICÓRDIA DE ALBUFEIRA REQUALIFICA CENTRO HISTÓRICO

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebrou-se no dia 18 de abril, no Museu Municipal de Albufeira. Este ano o evento foi dedicado ao Património e Clima e foi apresentado ao público o Projeto de Reabilitação do Edificado da Santa Casa da Misericórdia. O momento fez parte de um programa elaborada para as comemorações do DIMS 2022, onde constava a visualização de um documentário sobre o Castelo de Paderne e a atuação de Arsénio Martins e Paulo Lopes.

A comemoração do Dia Internacional dos Sítios e Monumentos 2022 aconteceu no Museu Municipal de Albufeira. O programa iniciou-se com uma viagem interativa, através da apresentação de um documentário, por um dos sete castelos representados na bandeira de Portugal, o Castelo de Paderne. Desta feita, todos os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor as origens e cultura da cidade.

O momento da apresentação do Projeto de Reabilitação do Edificado da Misericórdia de Albufeira ficou a cargo de Patrícia Seromenho, provedora da SCMA, que sublinhou a importância da reabilitação e revitalização deste edifícios históricos que fazem parte do património albufeirense, de modo a que se preservem as raízes ancestrais e a identidade da cidade. “De Albufeira e para Albufeira, com conhecimento no passado, pés bem assentes no presente e que quer conquistar o futuro”, concluiu.

O conjunto destes edifícios integrará um polo de divulgação do património, das valências e das práticas desta Santa Casa e das Obras da Misericórdia em Portugal, ao mesmo tempo que possibilitará a promoção de tradições e saberes do concelho. O projeto da Rua Henrique Calado contará com um circuito museológico permanente, um expositor de artefactos do Antigo Hospital do município e áreas corporativas e comerciais.

Para além do projeto do conjunto edificado, serão reabilitados e reconstruídos quatro edifícios habitacionais flexíveis na sua utilização, como eventuais espaços dedicados temporariamente a habitação/atelier.

“O projeto da SCMA é fundamental para a definição do novo paradigma de valorização cultural de Albufeira. A reabilitação do edificado deve ser entendida como uma revolução do centro histórico da cidade complementando a oferta cultural já existente e como forma de combate à sazonalidade” afirmou o vice-presidente, Cristiano Cabrita, num discurso que ressalva a grandeza da instituição no apoio incondicional de quem mais precisa.

Mais tarde, na capela da Misericórdia, Arsénio Martins e Paulo Lopes mostraram todo o seu talento numa atuação musical.

A cerimónia terminou com uma visita à exposição de Rui Gregório, um artista albufeirense. Denominada por “Pelos caminhos do Algarvensis”, esta mostra fotográfica é acompanhada por uma peça sonora de Armando Mota, que mostra a variedade de paisagens, trilhos e fósseis das várias freguesias do concelho.

O programa de reabilitação do Edificado da Misericórdia enquadra-se na linha de financiamento IFRRU 2020 e o evento de apresentação do projeto, DIMS 2022, contou com a organização do Município de Albufeira, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do concelho.