PROJETO “HERÓIS DA PROTEÇÃO CIVIL” RECEBE MENÇÃO HONROSA

O projeto municipal “Heróis da Proteção Civil” foi distinguido com uma Menção Honrosa na primeira edição do Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais em Matéria de Promoção da Resiliência, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. O júri reconheceu a forte componente educativa e pedagógica do projeto no envolvimento dos públicos mais jovens do concelho para o entendimento dos diferentes riscos de catástrofe.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil atribuiu uma Menção Honrosa ao Município de Albufeira através do projeto “Heróis da Proteção Civil”, na primeira edição do Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais em Matéria de Promoção da Resiliência.

O prémio tem a finalidade de reconhecer publicamente o trabalho desenvolvido pelo Município de Albufeira, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, considerado uma boa prática, que estimula a preparação e a participação dos cidadãos no incremento da resiliência face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes.

O projeto “Heróis da Proteção Civil” tem como objetivo sensibilizar as crianças para a adoção de comportamentos preventivos face aos diversos riscos de catástrofe, saber como atuar e como adquirir hábitos de segurança. Os temas abordados vão desde a pandemia COVID 19 à segurança na rua, incêndios, sismos, tsunamis, tornados e inundações. Os mais novos ficam a saber como podem elaborar um Plano Familiar de Emergência, o kit de emergência e o kit emergência animal, entre outros.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o projeto possui uma forte componente educativa e pedagógica ao envolver o público mais jovem do concelho de Albufeira e prepará-lo para os diferentes riscos de catástrofe, sem esquecer aqueles com necessidades especiais.

Recorde-se que a iniciativa surgiu no âmbito da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, que define um conjunto de metas traçadas pelo Quadro de Sendai para Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030.

A Menção Honrosa será entregue a 13 de outubro, Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofe, em local a comunicar oportunamente.

O vídeo do Município de Albufeira pode ser visto em : Município de Albufeira - Heróis da Proteção Civil - YouTube