“OUVIR O OCEANO” ESTÁ EM EXPOSIÇÃO NO MIRADOURO DO PAU DA BANDEIRA

O miradouro do Pau da Bandeira, em Albufeira, tem agora mais um motivo para uma paragem obrigatória. Um golfinho de 8 metros, construído a partir da reutilização de resíduos de plástico, está em exposição até ao final do ano. A escultura, da autoria da artista B.J. Boulter, dá pelo nome de “Ouvir o Oceano” e pretende sensibilizar para a problemática da poluição dos oceanos, causada em grande parte pelo plástico descartável. A exposição é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água em parceria com a Câmara Municipal.

“Ouvir o Oceano” é o nome da escultura que, desde o dia 17 de outubro, está exposta no miradouro do Pau da Bandeira, em Albufeira. A peça representa um golfinho com cerca de 8 metros, criado por Bárbara Jane Boulter a partir de resíduos de plástico.

“Albufeira é um município com uma forte ligação ao mar e esta é uma maneira de chamar a atenção para a necessidade de proteger os oceanos da poluição, que causa a extinção de muitas espécies marinhas, entre elas os golfinhos”, salientou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira. O autarca fez saber que o município tem desenvolvido uma política de defesa do ambiente através de diversas ações, desde a promoção do uso de carros elétricos à qualidade das praias, todas elas galardoadas com Bandeira Azul. “Queremos tornar a cidade mais amiga do ambiente para residentes e visitantes, contribuindo com ações diárias que ajudam a preservar o meio ambiente e a fazer deste planeta um lugar melhor para as gerações futuras”, sublinhou.

Refira-se que a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) tem distinguido o Município, há 10 anos consecutivos, com a Bandeira ECO XXI, símbolo máximo da sustentabilidade ambiental, atribuído aos municípios que cumprem um conjunto de 21 indicadores ambientais. “Albufeira tem um compromisso sério com a sustentabilidade ambiental, investindo em infraestruturas e equipamentos essenciais, quer ao nível do abastecimento de água, quer do saneamento básico em toda a área geográfica do concelho, mas também no que se refere à implementação de boas práticas de gestão, informação disponibilizada aos munícipes e aposta na educação ambiental”, destaca José Carlos Rolo.

A iniciativa de trazer a escultura para uma das zonas mais emblemáticas de Albufeira partiu da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, que tem promovido várias ações de consciencialização ambiental no âmbito da campanha “Diga não ao plástico”.

“O Pau da Bandeira é um dos locais mais turísticos da cidade, por onde passam milhões de turistas e param para tirar uma fotografia com vista para a praias dos Pescadores. Esperemos que esta escultura chame a atenção das pessoas e possa contribuir para a mudança de comportamentos ambientais, nomeadamente a não utilização do plástico”, acrescentou o autarca de Albufeira.

Bárbara Jane Boulter (B.J. Boulter) nasceu na Tanzânia e passou a infância no Quénia. A artista chegou ao Algarve em 1962 e apaixonou-se pela região, onde tem desenvolvido o seu trabalho artístico. Boulter inspirou-se para esta escultura, numa das suas muitas viagens que fez nos anos 70, à Baía de Durban, na África do Sul, onde teve contato com um mar cheio de plástico e detritos, uma imagem que causou grande impacto na sua memória, dando origem a este trabalho.