MUNICÍPIO PRESTA APOIO ESPECIALIZADO A COMUNIDADE EDUCATIVA DO CONCELHO

MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA PRESTA APOIO ESPECIALIZADO

A Câmara Municipal de Albufeira está a promover um programa de apoio especializado destinado à comunidade educativa através de uma equipa constituída por psicólogos, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais, que integram o corpo técnico da autarquia. A iniciativa visa disponibilizar acompanhamento individual e terapia específica a alunos referenciados pelos diversos agrupamentos escolares do concelho, apoio às famílias na gestão do ensino à distância e consultadoria técnica à comunidade educativa.

“A Educação e o sucesso educativo é uma área estratégica no âmbito do desenvolvimento integrado do concelho”, afirma o presidente José Carlos Rolo que aposta tudo nas futuras gerações “para que Albufeira continue a ser um concelho dinâmico, de gente competente e trabalhadora que conduza os destinos da terra aos mais altos patamares do desenvolvimento económico e social”.

Para o efeito, o Município investe forte no desenvolvimento do parque escolar, na alimentação, nos transportes e na atribuição de bolsas de estudo, para além de promover o apoio especializado à comunidade educativa do concelho através de uma equipa constituída por psicólogos, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais.

No presente ano letivo, os profissionais da Equipa Especializada de Apoio à Comunidade Educativa do Município de Albufeira faz o acompanhamento de mais de quatro dezenas de alunos que se encontram a frequentar a rede de escolas públicas do concelho ao nível do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.

O encaminhamento das situações é da responsabilidade dos docentes e técnicos dos diversos agrupamentos escolares, havendo sempre a possibilidade de serem solicitadas informações e esclarecimentos por telefone: 289 590 218 ou por email: vania.fernandes@cm-albufeira.pt. O acompanhamento direto dos alunos é realizado através de sessões presenciais, trabalho complementado com o apoio prestado aos encarregados de educação, bem como aos docentes através de processos de tutoria.

No momento está em curso um programa de Formação e Apoio Familiar, onde estão a ser acompanhadas diversas famílias. Durante a quarentena, foram desenvolvidas diversas atividades específicas, de forma a acompanhar os casos referenciados no âmbito da terapia da fala e terapia ocupacional, as quais foram enviadas por email aos encarregados de educação. Paralelamente, foram publicadas orientações/sugestões de estratégias destinadas a apoiar as famílias na gestão do ensino à distância, nomeadamente no que respeita à promoção de hábitos de estudo e planificação de tarefas. Sob o título “Educadicas”, as referidas orientações foram partilhadas no Facebook e continuam disponíveis no portal da Educação em: http://educa.cm-albufeira.pt/

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...