MUNICÍPIO ISENTOU AS TARIFAS FIXAS DE ÁGUAS, ÁGUAS RESIDUAIS E RESÍDUOS SÓLIDOS DURANTE QUATRO MESES

A Câmara Municipal de Albufeira isentou as tarifas fixas de águas, águas residuais e resíduos sólidos durante quatro meses para ajudar a mitigar os efeitos nefastos da pandemia na economia das famílias e das empresas do concelho. Para evitar o contágio, a Autarquia suspendeu o serviço de leitura de contadores, pelo que os consumidores deverão comunicar a leitura, nos dias indicados na fatura, para o número azul: 808 202 492 ou para o email: agua.leitura@cm-albufeira.pt.

São muitos os impactos causados pela Covid 19 na saúde, mas também ao nível da economia das famílias e das empresas. Consciente deste facto o Município de Albufeira tem vindo a tomar um conjunto de medidas de forma concertada, as quais têm sido reavaliadas de acordo com a evolução da pandemia.

Uma das primeiras medidas adotadas prendeu-se com a isenção das tarifas fixas de água, águas residuais e resíduos sólidos aplicada a todos os consumidores domésticos e não-domésticos, durante quatro meses.

Os efeitos da medida fizeram-se sentir já na fatura de abril e irão prolongar-se até ao próximo mês de julho, refletindo poupanças efetivas para o bolso dos consumidores. No caso dos consumidores domésticos, a isenção das tarifas corresponde a uma poupança mensal de 8,90 euros. Assim, para um consumo de 10m3/mês, o valor habitual a pagar seria 24,26€, com a atual isenção o consumidor irá pagar apenas 15,29€ (a que corresponde um desconto mensal de cerca de 37%) e se o consumo atingir os 20m3/mês, em vez de 45,84€ irá pagar 36,88€. Os consumidores não-domésticos com consumos de 50m3/mês, antes da medida iriam pagar 150,81€, sendo que agora irão pagar 125, 33€ e se o consumo chegar aos 500m3, em vez de 1. 356,37€ passarão a pagar apenas 1. 2 53,30€.

Refira-se que na fatura de abril, apesar de já estarem contempladas as referidas isenções, apenas surgem descriminados os m3 consumidos. Nos próximos meses de maio, junho e julho, as faturas já irão constar com a informação relativa à isenção das tarifas fixas de abastecimento de água, águas residuais e resíduos sólidos (ver área Designação – Escalões, no verso da fatura) que irá aparecer com o valor igual a zero euros, a seguir a cada uma das linhas respetivas.

Recorde-se que com vista a evitar o contágio, o Município suspendeu o serviço de leitura de contadores de água. Para que não haja faturação por estimativa e acautelando a deteção de eventuais fugas de água nas redes prediais, os consumidores deverão comunicar, nos dias indicados na fatura, a leitura do contador para a linha azul: 808 202 492 ou para o email: agua.leitura@cm-albufeira.pt

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...