MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA JÁ CONCLUIU PAGAMENTO DAS DUAS FASES DO FUNDO DE APOIO EMPRESARIAL

Está concluído o pagamento das duas fases do Fundo de Apoio Empresarial, um dos instrumentos promovidos pela autarquia de Albufeira para apoiar a economia local em tempos de pandemia. O Fundo implicou um investimento total de € 1.182.000 euros divididos por duas fases. No total, foram aprovadas 591 candidaturas. Empresários em nome individual, sociedades comerciais, cooperativas e profissionais liberais foram os beneficiários. O apoio traduziu-se na atribuição de uma verba de dois mil euros a fundo perdido, por cada uma das candidaturas aprovadas. Albufeira foi um dos municípios pioneiros na implementação deste instrumento de apoio.

Está concluído o pagamento da segunda fase do Fundo de Apoio Empresarial promovido pelo Município de Albufeira. No total, foram 591 as candidaturas aceites. Com uma dotação inicial de 1 milhão de euros, o Fundo atingiu na sua primeira fase um total de 235 candidaturas aprovadas, 131 foram de Empresários em Nome Individual e 104 de Sociedades Comerciais, que se traduziram num apoio de 470 mil euros.

Uma vez que a verba destinada ao Fundo não se esgotou na primeira fase, foi aberta uma segunda que alargou o leque de destinatários. Nesta fase o número de aprovações atingiu as 356 candidaturas, sendo 238 de Empresários em Nome Individual, 19 de Profissionais Liberais, 97 de Sociedades Comerciais e 2 de Cooperativas.

Somando as duas fases de candidaturas, o valor inicialmente estipulado foi superado em € 182.000 o que levou o executivo municipal a estender a dotação orçamental de maneira a responder na íntegra a todas as solicitações em condições de aprovação. Esta medida permitiu que se atingisse um valor total de € 1.182.000.

Considerando ambas as fases do Fundo, foram admitidas 591 candidaturas, sendo que 369 foram de Empresários em Nome Individual, 19 de Profissionais Liberais, 201 de Sociedades Comerciais e 2 de Cooperativas.

“As medidas de contenção à propagação do Covid-19 provocaram a paragem da economia, gerando graves consequências para os empresários, sendo que muitos dos agentes económicos foram obrigados a parar as suas atividades, não conseguindo cumprir as suas obrigações” justifica José Carlos Rolo.

O autarca sublinha que “o Município de Albufeira desenvolveu um conjunto de ações de apoio a famílias e agentes económicos para responder às necessidades do tecido económico local, nomeadamente através deste Fundo, uma medida em que fomos pioneiros e em que tudo fizemos para admitir todas as candidaturas em condições de serem aprovadas, o que nos levou a estender a dotação orçamental inicialmente prevista”.

José Carlos Rolo não coloca de parte a criação de uma terceira fase, mas adianta que “estamos a trabalhar com os nossos parceiros, nomeadamente as IPSS e as Associações Empresariais na criação de novos programas que sejam mais abrangentes e que possam trabalhar em rede, até porque temos tido a preocupação de interligar todos os agentes económicos e sociais que operam no concelho”.

Fundo de Apoio Municipal de Albufeira em números

11 Atividade Saúde Humana e Apoio Social;

29 Atividades. Artísticas, de Espetáculos, Desportivas e Recreativas;

43 Outras Atividades de Serviços;

1 Atividades Dos Organismos Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais;

Candidaturas aprovadas a Prestadores de Serviços

9 Advogados| 1 Engenheiro Técnico| 3 Músicos| 2 Contabilistas |1 Técnico Oficial de Contas| 2 Fisioterapeutas | 9 Esteticistas, Manicura e Pedicura| 2 Massagistas | 17 Outros Prestadores de Serviços