MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA DISTINGUIDO PELA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO

O Município de Albufeira voltou a ser distinguido com o “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). O presidente José Carlos Rolo sublinha que “a atribuição do galardão confirma, mais uma vez, que a água que corre nas torneiras de Albufeira é de excelente qualidade e uma das melhores do País”, convidando população e turistas a beberem água da torneira e a evitarem comportamentos que conduzam ao desperdício.

Os prémios e selos dos Serviços de Águas e Resíduos 2021 (vertente Águas), uma iniciativa da ERSAR, organizada em parceria com o jornal Águas & Ambiente e outras entidades representativas do setor da água, têm por objetivo distinguir as entidades gestoras que, no exercício do ano de 2020, se destacaram pelo seu bom desempenho, ao mesmo tempo que pretendem ser um estímulo à melhoria contínua dos serviços prestados à população.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira está muito satisfeito com mais esta distinção que diz refletir o trabalho e investimento desenvolvidos pela autarquia, não só ao nível da construção, renovação e modernização das infraestruturas de abastecimento de água no concelho, mas também no que diz respeito ao controlo da qualidade da água, “o que nos dá a garantia de que a população e os milhares de turistas que nos visitam ao longo do ano podem beber água da torneira com toda a segurança.

José Carlos Rolo sublinha, ainda, que a atribuição do “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano” ao Município comprova que foram cumpridos todos os critérios previstos pela entidade reguladora, nomeadamente que foram realizadas a totalidade das análises agendadas no âmbito do programa de controlo da qualidade da água, atingindo 99% ao nível do cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina (bactérias coliformes e Escherichia coli), bem como todos os valores paramétricos de cheiro e sabor.

Refira-se que o Município de Albufeira fornece uma população residente de 44.158 municípes, número que dispara para os 85 mil se contarmos com a população flutuante ao longo de todo o ano e para 400 mil durante a época alta. Em 2020 foram fornecidos 10 milhões de metros cúbicos de água, valor bastante inferior ao registado em 2019 - 12 milhões de metros cúbicos - situação que se prende com a pandemia. Para o efeito a autarquia dispoõe de 770 quilometros de condutas que levam água de excelente qualidade até à casa dos consumidores.