MUNICIPIO DE ALBUFEIRA COMPENSA AUSENCIA DO ‘OPTO’ COM FORMAÇÃO E ‘FEIRA DO ENSINO SUPERIOR’ ONLINE

Desde o passado dia 24 de maio que está a ser dada formação online em formato de workshop aos alunos de Albufeira, com vista a colmatar a impossibilidade de realizar o OPTO - Fórum de Educação e Formação do Algarve que se realiza anualmente em Albufeira desde 2013, e que junta milhares de jovens no Pavilhão Municipal de Albufeira. Deste modo, e em parceria com uma associação vocacionada para a formação, Albufeira está a oferecer até 16 de junho ações de orientação para o futuro dos estudantes, nomeadamente em “Proatividade”, “Tomada de Decisão”, “Acesso ao Ensino Superior” e “Curiosidade”. Uma coisa é certa: “em 2022, o OPTO vai regressar em força”, assegura José Carlos Rolo.[imagem: 'Opto' de 2019]

No sentido de colmatar a não realização do OPTO, um dos maiores Fóruns de Educação e Formação do Algarve que se realiza anualmente em Albufeira desde 2013, o Município de Albufeira está a realizar desde o passado dia 24 de maio, um conjunto de workshops online com o objetivo de esclarecer e encaminhar os alunos do 3.º ciclo e secundário nas suas escolhas de formação. A não realização do OPTO deriva da situação pandémica, na medida em que os seus moldes normais passam por uma vasta mostra de instituições de ensino e formação, workshops, espetáculos e demais atividades que visam ajudar os mais jovens a escolherem um rumo quanto aos seus futuros estudos.

“No ano passado, devido à Covid-19 não fizemos a oitava edição desta iniciativa que pretende ajudar os nossos jovens a tomarem decisões mais conscientes sobre o seu futuro profissional e sobre a sua vida, e este ano também não é seguro. Esta é uma forma de apoiar e de dizer aos jovens que não estão sozinhos nas suas caminhadas profissionais e que há futuro a aguardar por eles”, salienta o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, que, assegura, “em 2022, o OPTO vai regressar em força”.

Esta formação está a ser dada em parceria com a Associação “Inspiring Future” e começou já com formação destinada aos alunos da Escola Secundária de Albufeira. Para este alvo de estudantes a formação decorre até ao dia de hoje, 1 de junho, onde estão a ser ministrados workshops (um de manhã e outro à tarde: 8h30-13h30 e 15h00-18h00).

De 1 a 14 de junho os workshops chegam à Escola Básica e Secundária de Albufeira também com sessões de manhã e de tarde (os mesmos horários que a escola anterior). Serão ainda abrangidas as seguintes escolas: Escola Básica de Ferreiras (14 de junho); Escola Básica de Paderne (15 de junho); Escola EB 2.3 Prof. Diamantina Negrão também (15 de junho); Escola Básica Dom Martim Fernandes (16 de junho) e Escola Básica da Guia (16 de junho).

“Queremos que os alunos vejam esclarecidas as suas questões relacionadas com as escolhas de formação e profissionais que terão de fazer, bem como o processo de tomada de decisão e acesso ao ensino superior”, refere ainda o autarca. Os alunos do sencundário, terão ainda acesso a uma “Feira de Ensino Superior” em formato online, e que contará com a presença de dezenas de instituições de ensino superior, onde os alunos poderão recolher o máximo de informação e agendar reuniões mais personalizadas.

Estas formações complementam o trabalho realizado pelos serviços de psicologia e orientação escolar, contribuindo para que os jovens possam construir o seu perfil de competências e tomar decisões conscientes, por forma a conseguirem alcançar as suas ambições profissionais.