MUNICÍPIO ASSINALOU DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO

No Dia Internacional do Voluntariado, 5 de dezembro, o Município de Albufeira organizou um almoço convívio que reuniu diversos elementos do Banco Local de Voluntariado “Albufeira Voluntária”. O encontro serviu para partilhar experiências entre os voluntários e incentivá-los a participar em novos projetos.

No passado dia 5 de dezembro, o Município de Albufeira reuniu os técnicos do Banco Local de Voluntariado “Albufeira Voluntária”, a vereadora com o pelouro da Ação Social e Habitação, Cláudia Guedelha, e 24 voluntários que ao longo deste ano trabalharam com a autarquia e diversas entidades e instituições do concelho, num almoço convívio que teve por objetivo assinalar a data e reconhecer o empenho, altruísmo e dedicação de todos os voluntários em prol da comunidade local.

O convívio serviu para partilhar experiências entre os  voluntários, bem como incentivar a sua participação noutros projetos de voluntariado.

Refira-se que em 2021, apesar da pandemia, o Banco Local de Voluntariado acolheu 83 novos voluntários, que integraram projetos e iniciativas de diversas instituições, entre as quais destacamos o Centro de Vacinação de Albufeira, a última etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta e diversos serviços da autarquia como o Centro de Bem-Estar Animal, Espaços Verdes, Oficinas Terapêuticas do Clube Avô, Projeto “Conversas de Afeto”, Programa “Terapia pela Arte”, Gabinete de Relações Públicas e a Cooperativa dos Trabalhadores do Município.

Durante o almoço, que contou com um momento cultural dinamizado pelo acordeonista Francisco Sabóia, também ele voluntário no Banco Local de Voluntariado, o Município ofereceu a todos os participantes sacos do “Albufeira Voluntária”, contendo diversos brindes.

“A solidariedade, a cooperação e a entreajuda são valores fundamentais na nossa sociedade e o voluntariado, como expressão máxima de uma cidadania ativa, é a forma altruísta e desinteressada de cada um de nós dar um pouco do seu tempo e dos seus conhecimentos com vista a resolver diversos problemas que afetam pessoas e instituições, dando um contributo efetivo para a construção do bem comum”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Albufeira. José Carlos Rolo realça a importância do voluntariado, também, como fator de realização pessoal, referindo que “ajudar os outros é um ato compensador também para quem o pratica”, destacando, igualmente, que é muito importante envolver os jovens no movimento de voluntariado, através das associações de estudantes, clubes desportivos, associações culturais e outras organizações que costumam frequentar.

Para fazer parte do Banco Local de Voluntariado “Albufeira Voluntária” deverá preencher a ficha de inscrição, que poderá ser solicitada através do email: albufeira.voluntaria@cm-albufeira.pt

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...