Município assinala Comemorações do 47º Aniversário do 25 de Abril

MUNICÍPIO ASSINALA COMEMORAÇÕES DO 47º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

O programa de Comemorações do 47º Aniversário do 25 de Abril no concelho de Albufeira, em tempos de pandemia, tem um formato diferente, mais reduzido e que privilegia as iniciativas digitais, para evitar o ajuntamento de pessoas. As comemorações têm início a 23 de abril, às 14h00, com a Conferência online “A Resistência no Feminino – A Presença na Ausência das Infraestruturas Algarvias”, pela Profª Maria João Raminhos Duarte. O concerto comemorativo “Zeca Afonso” por Pedro Jóia, no dia 24, vai ser, também, transmitido online, com início às 21h30, a partir do Auditório Municipal. No dia 25 de Abril, após o tradicional Hastear da Bandeira, às 9h30, em frente aos Paços do Concelho, o programa encerra com o V Duatlo de Ferreiras, a partir das 10h30, este ano com medidas reforçadas de segurança, circulação e vigilância.

As comemorações do 25 de Abril deste ano, em Albufeira, começam no feminino. A investigadora Maria João Raminhos Duarte vai apresentar, no dia 23, uma conferência intitulada “A Resistência no feminino: arte e narrativa das insurgentes algarvias”. A oradora é doutorada integrada do Instituto de História Contemporânea/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e vai recordar as mulheres algarvias que se opuseram ao regime ditatorial e que durante algum tempo foram esquecidas e estiveram na sombra da História, não obstante terem sido alvo de prisão, perseguição e tortura, para além de terem tido um papel fundamental para que a democracia viesse a ser uma realidade, nomeadamente, conferindo diversos direitos às mulheres. Esta conferência será online, a partir das 14h00.

José Carlos Rolo destaca “eu sempre fui um democrata e as minhas preocupações estiveram sempre voltadas para o bem social. Importa nunca esquecer que é graças a este momento da História que se instaura o Poder Local Democrático no nosso País, que permite a todas e a todos, terem voz, terem um papel ativo sem discriminações e sem medo, que era a tónica de um tempo em que eu vivi”. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira espera “que os jovens, fundamentalmente, acompanhem a conferência e que reflitam no valor simbólico das cerimónias, pois não viveram um tempo que lhes é impossível conhecer, mas devem ouvir com atenção para que nunca mais lhes seja retirada a liberdade de ser e de pensar, os direitos sociais e a possibilidade de sonhar”.

Na noite do dia 24, realiza-se o espetáculo comemorativo “Zeca Afonso” pelo músico Pedro Jóia. O concerto vai ser transmitido online, a partir do Auditório Municipal de Albufeira, às 21h30.

A Conferência e o Concerto vão ser transmitidos através dos canais de Facebook e YouTube albufeira.pt.

No dia 25, as comemorações começam às 9h30, em frente aos Paços do Concelho, com o habitual Hastear da Bandeira com Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira e ao som do Hino Nacional interpretado pela Fanfarra dos Bombeiros.

O V Duatlo de Ferreiras regressa à estrada com medidas reforçadas de segurança, circulação e vigilância. A prova, que faz parte do Campeonato de Duatlo do Algarve, tem início marcado para as 10h30, do dia 25 de abril, junto ao Estádio da Nora. Com esta iniciativa desportiva o Município de Albufeira encerra o programa das Comemorações do 47º Aniversário do 25 de Abril no concelho, este ano mais reduzido, mas não menos significativo, defende José Carlos Rolo.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...