MIGUEL PRAIA AGRADECE AO MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA

Miguel Praia, 37 anos, piloto de motociclismo natural de Albufeira, anunciou a sua retirada da modalidade após completar 21 anos de carreira. Na bagagem ficam sete épocas a “correr” no Mundial de Supersport e Superbike e muitos títulos conquistados em campeonatos nacionais e internacionais. Na passada terça-feira, o ícone do motociclismo visitou os Paços do Concelho para agradecer pessoalmente a Carlos Silva e Sousa pelo apoio que a Câmara Municipal de Albufeira sempre lhe concedeu, “sem o qual nunca teria sido possível chegar tão longe”.

No passado dia 15 de dezembro, o presidente da autarquia de Albufeira recebeu no seu gabinete Miguel Praia que, após ter anunciado o final da sua carreira de piloto de motociclismo, dirigiu um agradecimento especial ao município: “Sempre fui muito acarinhado e apoiado pela autarquia de Albufeira, desde o início da minha carreira”, destaca Miguel, explicando que sem a comparticipação financeira da Câmara teria sido difícil atingir os objetivos: “o município foi um parceiro fundamental na minha internacionalização, ajudando-me a chegar mais longe”, revela.

Como forma de agradecimento, Miguel ofereceu a Carlos Silva e Sousa o capacete usado na última prova. “É uma honra para o município estar representado por um exímio desportista que, ao longo da sua carreira internacional, levou o nome de Albufeira além-fronteiras e promoveu o concelho com os seus excelentes resultados”, destacou o presidente da autarquia, agradecendo ao piloto e desejando-lhe o maior sucesso no futuro.

Refira-se que Miguel Praia terminou a carreira com um terceiro lugar na corrida do Moto 1000GP 2015 em Curitiba, Brasil, no passado dia 29 de novembro. Para trás deixa um currículo invejável recheado de vitórias e campeonatos. O piloto de Albufeira foi pioneiro em participações mundiais: foi o primeiro português a pontuar no Mundial de Superbikes e Supersport; terminou 16 corridas dentro do Top 10 Mundial e outras 40 no Top 15 Mundial; foi também o único português a alcançar um pódio no British Supersport, considerado o campeonato doméstico mais forte do mundo, e a classificar-se entre os três melhores nos campeonatos da América do Sul. Miguel correu lado a lado com Craig Jones, Josh Hayes, Sam Lowes e Eugene Laverty, considerados os melhores pilotos nas suas categorias.

Depois de terminar o seu longo percurso, com 21 anos aos comandos de duas rodas, o motociclista profissional afirma que gostaria de ser relembrado como “um atleta duro e dedicado, que desbravou caminhos nunca antes percorridos”. Miguel Praia mantém-se à frente do Departamento de Eventos e da Racing School do Autódromo Internacional do Algarve, onde desempenha funções desde 2008.