LEVAR E TRAZER DO “PÁTEO DAS TROCAS” SEM ABRIR OS CORDÕES À BOLSA

É para marcar na agenda: a manhã de 30 de abril é para o “Páteo das Trocas”, no Centro Educativo do Cerro do Ouro, em Paderne. A iniciativa promete boa disposição, muitos artigos de ordem vária e a possibilidade de levar um produto, deixando outro para a troca. A iniciativa visa promover e sensibilizar para a economia circular e constitui “um aspeto da Educação que é fundamental, que é o de saber estar e viver em comunidade”, salienta o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo.

Desde roupa a calçado, acessórios ou até mesmo livros, tudo pode ter uma nova oportunidade: os proprietários das peças livram-se de coisas que já não precisam e trocam por algo que realmente tenham falta. Trata-se de uma troca por troca, que garante a satisfação de ambas as partes. Esta é a mais recente iniciativa do Centro Educativo do Cerro do Ouro, que resolveu estabelecer uma ocasião ideal para ir “às compras” sem ter que gastar dinheiro, na medida em que participantes deixam a carteira em casa e trazem consigo peças “novas”.

Vai ser no sábado, dia 30 de abril, entre as 10h00 e as 13h00 nas instalações do Centro Educativo do Cerro d’Ouro de Albufeira, com entrada e participação gratuita. Trata-se de um evento sem fins lucrativos, de cariz meramente social e ambiental, que “surge como uma excelente oportunidade para diminuir o consumo excessivo de produtos, entre eles a fast-fashion, incentivando e promovendo um consumo mais sustentável com o uso de peças em segunda mão”, refere o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, salientando que esta iniciativa comporta “um aspeto da Educação que é fundamental, que é o de saber estar e viver em comunidade”.

Esta nova iniciativa do Centro Educativo do Cerro do Ouro deriva da observação de que a pandemia estimulou uma boa parte das pessoas a retomarem uma das atividades mais antigas da espécie humana: a troca de produtos. Antes da invenção do dinheiro, os homens pré-históricos praticavam o escambo, a negociação pela troca. Hoje a prática aproxima-se da propalada economia circular e sustentabilidade. Deste modo há contenção de gastos e evita-se o consumo excessivo de materiais.

Os interessados em participar no “Páteo das Trocas” devem contactar através do telefone 289368241 ou através do email centroeducativo.cerrouro@cm-albufeira.pt.

Documentos | Anexos

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...