“GOLFINHOS” JÁ COMEÇARAM A INVADIR OS RELVADOS DE ALBUFEIRA

Com idades entre os 5 e os 8 anos, os “Golfinhos” são aqueles que deslizam pelos relvados cheios de energia nos pés e a cabeça cheia de sonhos. Querem ser os grandes “craques” do futebol e o Município de Albufeira oferece-lhes a possibilidade de experimentarem num relvado a sério o que é participar num campeonato. “De pequenino… se pode antever o destino” e José Carlos Rolo rejubila ao ver centenas de crianças cheias de confiança, de chuteiras a brilhar nos pés. O campeonato dos Golfinhos arrancou no passado dia 2 de abril e tem ainda mais quatro etapas: 23 e 25 de abril, 8 e 15 de maio e a Final a 5 de junho.

Divididos em grupos de acordo com a idade, Golfinhos A (oito anos), B (sete anos) e C (entre os cinco e seis anos), os mais novos atletas do concelho têm anualmente a oportunidade de viver aquele que é um campeonato totalmente pensado neles. O campeonato dos Golfinhos arrancou no passado dia 2 deste mês e tem no próximo dia 23 a 2ª etapa de jogos do Campeonato, no Estádio João Campos, na freguesia de Paderne, a partir das 15h00. A 3ª jornada desta edição é no Dia da Liberdade, 25 de abril. Neste dia pais e filhos podem conviver e festejar, às 15h00, no Sintético Municipal da cidade. Os cerca de 200 mini craques vão regressar ao relvado para a 4.ª jornada a 8 de maio, no Estádio João Campos e a 15 de maio, a 5.ª jornada será disputada no sintético do Estádio da Nora. A Final é um dos grandes momentos para os “Golfinhos” e está marcada para 5 de junho, no Estádio Arsénio Catuna, na Guia.

O Campeonato de Futebol Golfinhos Albufeira já conta com mais de uma década de existência e proporciona aos mais novos a possibilidade de viverem o “sonho” de ser futebolista. O projeto que é uma iniciativa de sucesso e pioneira do Município, que para além de realizar este desejo às crianças do concelho, é um forte impulso para o desenvolvimento psicomotor, emocional e social destes atletas de palmo e meio.

“De pequenino… se pode antever o destino”, refere José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que rejubila ao ver centenas de crianças de Albufeira cheias de confiança e de chuteiras a brilhar nos pés. Já na sua 14.ª edição, o torneio continua a ser um sucesso entre os mais novos. O facto de não existir uma atividade competitiva federada para esta classe etária, a nível nacional, faz dos Golfinhos um projeto inédito e com grande sucesso entre a comunidade. “O mais importante neste projeto é promover o convívio entre as crianças e entre os próprios pais que enchem as bancadas”, continua José Carlos Rolo. O autarca recorda que “os Golfinhos é um campeonato que nasceu em 2007, com o objetivo de criar atividades competitivas para estes escalões etários. Mas no final, todos são vencedores. O que fomentamos é a competição saudável, o fair play, a camaradagem e o desportivismo”.