DOZE ALUNOS DE ALBUFEIRA RUMAM À FASE INTERMUNICIPAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Foram apurados 12 alunos de Albufeira, três de cada nível de ensino, que vão representar o seu concelho na Fase Intermunicipal na 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2021/22. Essa segunda fase terá lugar em Vila Real de Santo António, no dia 26 de abril. O Júri, constituído por três bibliotecários da Biblioteca Municipal Lídia Jorge, assistiu a 29 participações, do 1.º ciclo ao ensino secundário, num total de 13 escolas, representando os três agrupamentos do concelho de Albufeira. A 10 de maio haverá uma prova escrita de pré-seleção online e a 4 de junho então terá lugar a prova oral de palco.

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge acolheu neste mês de março a Fase Municipal da 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2021/22, promovido pelo PNL, uma iniciativa que pretende promover o prazer pela leitura e a (re)descoberta de autores da literatura.

Foram apurados 12 alunos, três de cada nível de ensino, que vão representar o concelho de Albufeira na Fase Intermunicipal, organizada pelo Município de Vila Real de Santo António, no dia 26 de abril. O Júri, constituído por três bibliotecários da Biblioteca Municipal Lídia Jorge, assistiu a 29 participações, do 1.º ciclo ao ensino secundário, num total de 13 escolas, representando os três agrupamentos do concelho de Albufeira.

Refira-se que este concurso abrange todos os níveis de ensino, do 1.º ciclo ao ensino secundário, e estrutura-se em fases (escolar, concelhia, distrital e nacional) que vão apurando os concorrentes até à grande Final, através de provas escritas e provas orais.

A primeira fase envolveu as escolas que elegeram os seus candidatos à Fase Municipal, organizada pelas bibliotecas municipais. Face à situação de pandemia, a prova realizou-se online, com apresentação de livros selecionados pelos alunos, explicando a sua preferência, abordando a história e justificando a escolha do mesmo.

A Fase Final estrutura-se em três momentos que culminam no apuramento dos vencedores desta 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Assim, no dia 10 de maio haverá uma prova escrita de pré-seleção online e a 4 de junho então terá lugar a prova oral de palco.

Alunos apurados para a Fase Intermunicipal Concurso Nacional de Leitura 2021/22

1º Ciclo