BIBLIOTECA MUNICIPAL APRESENTA O NOVO PROJETO DE PAULO SANTOS “AS AVENTURAS DA CUSCAS”

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge em Albufeira acolhe no próximo dia 14 de maio (sábado), às 10h30, a apresentação da coleção de livros “As aventuras da Cuscas”, uma adaptação para crianças, para que os mais novos consigam aprender de forma divertida a vivência das abelhas. A obra é da autoria de Paulo Santos, que para além de escritor também é apicultor, e baseou-se na sua experiência com as abelhas para escrever este projeto.

No âmbito de mostrar aos mais novos a importância das abelhas nos ecossistemas, Paulo Santos veio contemplar o público mais jovem com a apresentação do seu novo projeto “As aventuras da Cuscas”. O programa vai decorrer durante a semana de 9 a 13 de maio, numa iniciativa conjunta com o SABE da Biblioteca Municipal que irá levar a todos os 4ºanos do 1ºCiclo a apresentação dos livros, envolvendo 23 turmas, e mais 476 alunos, pertencentes a 11 escolas. Ainda dia 14 de maio (sábado) às 10h30, é possível assistir à apresentação do projeto a decorrer ma Biblioteca Municipal Lídia Jorge.

Paulo Santos baseou-se na sua experiência de apicultor para dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas abelhas através da observação de uma colmeia de vidro e provar o mel por elas produzido. No total são cinco histórias que nos apresentam a Cuscas, uma pequena abelha muito curiosa e trabalhadora. Juntamente com os seus amigos, Carlota e Vasco e com a ajuda da sua rainha Vitória vão viver muitas e intensas aventuras. Trata-se portanto de uma iniciativa que visa essencialmente mostrar a importância deste inseto no meio-ambiente, bem como sensibilizar as crianças para um consumo maior do mel ao invés do habitual açúcar.

Nos títulos disponíveis do autor encontram-se “Cuscas” para pré-escolar e 4 obras dirigidas ao 1º Ciclo, nomeadamente, Cuscas no Mosteiro dos Jerónimos, Cuscas na torre de Belém, Cuscas no Castelo de Guimarães e Cuscas no Mosteiro da Batalha. A Câmara Municipal de Albufeira adquiriu a coleção completa para as bibliotecas escolares do 1ºCiclo, de modo a promover junto dos alunos um maior interesse pela temática.

Para mais informações pode consultar a página do Município de Albufeira em www.cm-albufeira.pt e nas redes sociais da autarquia, ou através do email biblioteca@cm-albufeira.pt ou através do telefone 289 599 507.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...