AUDITÓRIO ACOLHE SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE “PRAIAS ACESSÍVEIS”

Os interessados em saber mais sobre o projecto “Praias acessíveis” poderão assistir gratuitamente ao seminário que irá decorrer no Auditório Municipal de Albufeira no próximo dia 18, a partir das 14h00, e poderão desde já fazer a sua inscrição. Um dos principais objectivos deste projecto é tornar as praias acessíveis a quem tem mobilidade condicionada. Albufeira tem 14 praias acessíveis e pretende neste ano fazer o maior investimento de sempre em cadeiras anfíbias e andarilhos.

Integrado no Ciclo de Conferências sobre Turismo Acessível levado a cabo pela Universidade do Algarve e pela RTA – Região de Turismo do Algarve, o Auditório Municipal de Albufeira acolhe no próximo dia 18, a partir das 14h00, um seminário sobre esta temática. Com o apoio do Município de Albufeira, este seminário compreende temas como "A emergência do conceito de Praias Acessíveis em Portugal", dos "Prémios Praia + Acessível no Algarve", os requisitos da acessibilidade balnear e outros.

A sessão de abertura contará com as presenças de Carlos Silva e Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, de Saúl Neves de Jesus, Presidente do Centro de Investigação sobre o Espaço e Organizações - Universidade do Algarve, de António Mortal, director do Instituto Superior de Engenharia - Universidade do Algarve e de Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve. Este seminário é livre, mas exige a inscrição prévia, para:  isedec@ualg.pt.

Recorde-se que o Projeto “Praias Acessíveis – Praias para Todos” é uma iniciativa da Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência (CNCAEPD), e tem como principais objectivos tornar acessíveis as praias portuguesas, marítimas e fluviais, às pessoas com mobilidade condicionada. Pretende também sensibilizar todos para a problemática das pessoas com mobilidade condicionada e divulgar, especialmente junto das pessoas com deficiência e idosos, as praias acessíveis como destino de férias seguro e atractivo.

No que diz respeito a Albufeira, município que lidera no país com 22 praias o galardão de Praias com Qualidade Ouro, o número de bandeiras com a distinção de Praia Acessível tem vindo a crescer nos últimos anos. Em 2016 foram atribuídas 14 bandeiras (mais uma em relação ao ano anterior) e para o próximo ano o Município de Albufeira irá candidatar mais uma praia.

A propósito do projecto “Praia Acessível”, o autarca Carlos Silva e Sousa sublinha que Albufeira é um “destino inclusivo”, que se preocupa em criar condições para que todos possam usufruir das nossas praias com todas as condições de conforto e de segurança. Para o efeito todas as praias de Albufeira que ostentam o galardão “Praia Acessível” estão devidamente equipadas com cadeiras anfíbias que facilitam a deslocação ao longo do areal e equipamentos tiralô que possibilitam o acesso ao banho a pessoas com mobilidade reduzida.

Entretanto, e dando continuidade à estratégia de acessibilidade, está previsto para este ano o maior investimento de sempre em equipamento, nomeadamente cadeiras anfíbias e cadeiras andarilhos. No total estão contemplados mais 30 novos equipamentos, que vão dotar as 25 praias do concelho das condições para poderem ser desfrutadas por todos.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...