ALUNOS DO “ERASMUS +” APRESENTAM “CODE OF YOUTH: SHIELD OF THE HUMAN RIGHTS” EM ALBUFEIRA

Ontem, 16 de maio, 26 alunos (seis dos quais, portugueses) do projeto “Code of Youth: Shield of Human Rights” no âmbito do ERASMUS+, foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo. O projeto integra alunos e professores de diversos países europeus e tem como objetivo primordial a discussão dos direitos humanos, promovendo a proteção, a paz e a solidariedade. Esta foi a segunda visita a Albufeira no âmbito do ERASMUS+ depois de, na semana anterior, ter sido apresentado por um outro grupo, um projeto ligado à preservação da água.

Ontem, 16 de maio, Dia Internacional para a Convivência em Paz, o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, recebeu os alunos e professores participantes do projeto “Code of Youth: Shield of the Human Rights”, ao abrigo do programa de mobilidade ERASMUS+. Os jovens estudantes da Escola Secundária de Albufeira conheceram o edil e apresentaram o seu projeto no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Albufeira é uma cidade junto ao mar e, obviamente, de índole turística e acolhe pessoas, não só da Europa, mas de todo o Mundo. Evidentemente, as escolas são um laboratório de convivências, de culturas e de línguas, sendo um dos locais mais importantes para a promoção da inclusão dos novos residentes”, referiu o autarca aos 26 participantes estrangeiros do projeto (20 alunos e 6 professores).

José Carlos Rolo relembrou que desde o dia 1 de abril deste ano, “algumas das iniciativas e atividades desenvolvidas nas escolas passaram a ser responsabilidade da Câmara Municipal, facilitando o desenvolvimento deste tipo de projetos que fomentam o desenvolvimento cognitivo, propiciam a reflexão e suportam, muitas das vezes, a evolução das sociedades”.

O edil fez questão de relembrar os alunos provenientes da Bélgica, Croácia, Itália e Turquia de que “Albufeira para além de ser um fantástico destino turístico pode ser o local ideal para trabalhar”. José Carlos Rolo alegou que devido às alterações no mercado laboral muitas das novas profissões passam pelo meio digital. “Albufeira foi considerado um dos quatro melhores destinos para os Nómadas Digitais do país”, concluiu.

A cerimónia terminou com o desejo de continuação de boa estadia e com a oferta de uma lembrança a todos os participantes do projeto, de onde constava, entre outros, um manual sobre a história da cidade.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...