ALBUFEIRA VOLTA A SER PALCO DA 2ª PROVA DA TAÇA DE PORTUGAL DE CICLISMO FEMININO

O ciclismo volta a estar em destaque em Albufeira, este sábado, 29 de maio, a partir das 10h00, desta feita com a realização da 2ª prova da Taça de Portugal de Ciclismo Feminino, que irá contar com a participação das melhores ciclistas nacionais. A equipa 5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ, composta por treze atletas, lideradas por Celina Carpinteiro, será a anfitriã da prova, organizada pela secção de Ciclismo do Clube Desportivo Areias de São João e pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o apoio do Município de Albufeira. José Carlos Rolo sublinha que “esta será uma competição ao mais alto nível do ciclismo feminino”.

A 2ª prova da Taça de Portugal de Ciclismo Feminino arranca este sábado, às 10h00, junto ao Pavilhão Desportivo de Albufeira, com um pelotão formado por cerca de uma centena de atletas, que irão percorrer um circuito urbano de aproximadamente 8 Km em formato CRI - Contrarrelógio Individual, seguindo pela Avenida dos Descobrimentos, em direção à rotunda do Lidl, onde será feito o retorno até à rotunda da APEXA (Balaia). Para já fica a promessa de uma competição ao mais alto nível, com as ciclistas a fazerem várias passagens pela meta (1,2,3) até completarem o total de quilómetros exigidos para cada categoria: 8 Km Cadetes; 14 Km Juniores e Masters e 20 Km Elites.

Entre as equipas mais representativas da modalidade, encontra-se a equipa da casa - 5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ, que está a completar 6 anos de estrada, e é uma das favoritas, uma vez que tem vindo a somar títulos em diversas provas do calendário nacional e internacional, com um palmarés invejável com várias campeãs, quer a título individual (em provas de fundo, contrarrelógio e pista) quer em termos coletivos.

Entre outras formações de relevo, a prova conta com a participação da Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais; Academia de Ciclismo de Paredes; ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra; Agência Avenida/D`Helvetia; União de Ciclismo de Trofa e Atpline_União Ciclista de Ponte da Barca.

No que respeita às candidatas melhor posicionadas para arrebatar esta 2ª Taça de Portugal de Ciclismo no Feminino destacamos: em Cadetes – Marta Carvalho e Cassilda Carvalho, da Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais; em juniores – Beatriz Pereira da Bairrada, Beatriz Roxo da Academia de Ciclismo de Paredes e Sofia Gomes do Vilanovense Cycling Girls e em Sub-23 – Rafaela Ramalho do Clube BTT Matosinhos, Daniela Campos da Bizkaia-Durango e Marisa Costa da equipa 5 Quinas/Município de Albufeira/CDASJ. Nas categorias Elite, a aposta vai para Daniela Pereira do Clube BTT Matosinhos, Ana Caramelo da ATPLINE_União Ciclista de Ponte da Barca e Celina Carpinteiro da equipa 5 Quinas. Em Master 40, as melhor posicionadas são Ana Neves da Bike & Nutrition Shop e Raquel Santos da C E Gonçalves/Azeitonense e finalmente em Master 50 – Rosa Rodrigues da ATPLIN_União Ciclista de Ponte da Barca e Natália Mendes da equipa 5 Quinas/Município de Albufeira/CDASJ.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira está “muito orgulhoso com o desempenho da equipa da casa que ao longo da sua curta existência tem sabido projetar o nome de Albufeira ao mais alto nível da modalidade” e deseja o maior sucesso às restantes formações participantes. José Carlos Rolo aproveita para apelar ao público “para o cumprimento de todas as normas sanitárias, evitar as zonas de partida/chegada, usar máscara certificada, manter o distanciamento físico e privilegiar o aplauso relativamente ao incentivo verbal”.

No final serão atribuídos troféus para o 1ª, 2ª e 3ª classificada de cada categoria e por equipas, sendo que há prémios monetários a atribuir de acordo com o Regulamento da Prova.