“ALBUFEIRA SEA FEST” REÚNE NA PRAÇA DOS PESCADORES CENTENAS DE PESSOAS

Nos passados dias 15 e 16 de Abril o clima foi de muita animação e entusiasmo, naquele que foi o grande “Albufeira Sea Fest”. A Páscoa foi passada junto ao mar, num evento que reuniu centenas de famílias e jovens que não deixaram esconder os seus sorrisos rasgados na Praça dos Pescadores. Como Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, referiu, “o nosso propósito é que todas as famílias e juventude se divirtam”, num fim-de-semana que contou com muitas atividades desportivas, gastronómicas e culturais.

As comemorações da Páscoa deste ano em Albufeira, aconteceram com muita alegria e diversão na Praça dos Pescadores, nos passados dias 15 e 16 de abril. O “Albufeira Sea Fest” foi o grande evento da interrupção Pascoalina, que trouxe para o município centenas de visitantes. O Festival realizou-se com a praia como pano de fundo, juntamente com a ação ambiental “Praia Sem Lixo” e com competições de Best Trick Skate, Inline, BMX, e aulas de surf, body board e caiaque na Praça e Praia dos Pescadores.
O programa começou logo pelas 9h00 da manhã do dia 15, com o foco na preservação ambiental através da ação “Praias sem Lixo”. Os participantes tiveram a oportunidade de percorrer aquela que é uma das mais emblemáticas praias da cidade e recolher o lixo da areia, contribuindo para a conservação dos oceanos e da biodiversidade. Já durante a tarde, houve demostrações de artes de pesca e uma mini palestra sobre a “importância da atividade pesqueira no desenvolvimento da cidade”, uma ação importante para que “possamos recuperar a ligação comunitária existente em Albufeira, organizando uma festa que mostre aquilo que temos de bom”, como Cristiano Cabrita, vice-presidente do município, reforçou. Apesar da ausência do presidente do município, José Carlos Rolo, por motivos de saúde, este também não deixou de transmitir uma mensagem, onde sublinhou a importância do evento “especialmente nesta época tão especial como a Páscoa, é importante criarmos uma dinâmica para a valorização do turismo no período da interrupção letiva e face aos milhares de turistas que visitam o nosso concelho”
O desporto, no entanto, foi o grande rei do evento. Os dois dias foram recheados de atividades desportivas, nomeadamente, com competições de Best Trick Skate, Inline, BMX; aulas abertas de zumba, pilates, surf, body board e caiaque; jogos e um torneio de futvolei com os clubes pertencentes ao concelho. A dança também marcou presença na sexta-feira com o espetáculo da associação LUEL e no sábado com a SOUL.
Os mais novos não foram deixados de lado, na medida em que, o festival contou com várias atividades lúdicas. O “SeaFest” disponibilizou um Espaço de Recreio com insufláveis, um Kids Club Sustentável que ofereceu aos mais pequeninos a oportunidade de se divertirem com jogos da cultura tradicional portuguesa, uma caça ao tesouro e um Espaço Educativo e Histórico.
A música, de igual forma, foi protagonista neste grande festival para os jovens e para as suas famílias. Foram oito concertos inteiramente gratuitos, distribuídos no par de dias do evento, com artistas locais de estilos musicais completamente diferentes, que vão desde o rock ao hip hop, passando pelo reggae, de forma a “valorizar e dar a conhecer os artistas da terra”, conforme Cristiano Cabrita referiu.
A arte e a cultura estiveram, claramente, presentes no evento de variadíssimas formas. Os visitantes puderam assistir a um espetáculo de manipulação de fogo e às artes circenses que foram representadas com aulas de malabarismo.
O evento da Câmara Municipal de Albufeira foi organizado em parceria com a Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água e não podia deixar de contar com uma ação solidária, à qual foi entregue à C.A.S.A – Centro de Apoio aos Sem Abrigo de Albufeira, uma quantia monetária angariada através da venda de rifas ao longo do festival.
Albufeira é um dos destinos nacionais mais desejados pela juventude aquando da Páscoa e aliado ao bom tempo, “Este ano podemos oferecer aos nossos visitantes aquilo que temos de melhor, onde os nossos atletas, músicos, compositores, associações entre outros, tiveram a oportunidade de brilhar aqui, na nossa casa!”, conforme referiu a Presidente da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Indaleta Cabrita.