ALBUFEIRA HASTEIA BANDEIRAS AZUL E DE PRAIA ACESSÍVEL NAS ZONAS BALNEARES DO CONCELHO

A manhã do dia de ontem, 7 de junho, ficou marcada em Albufeira pelo hastear das Bandeiras Azuis e de Praia Acessível em todas as zonas balneares do concelho que conquistaram os referidos galardões. Albufeira é, uma vez mais, o concelho a nível nacional com o maior número de praias com Bandeira Azul da Europa, 25 galardões mais a Marina, o que confirma a imagem do maior destino turístico do País. Para além disso, este ano são 14 as praias que dispõem de todas as condições para acolher turistas mobilidade reduzida.

A praia dos Pescadores, uma das zonas mais emblemáticas de Albufeira, acolheu ontem, 7 de junho, a Cerimónia do Hastear das primeiras Bandeiras (Bandeira Azul da Europa e Praia Acessível) da presente época balnear, num momento carregado de simbolismo e que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, elementos do Executivo, presidentes das Juntas de Freguesia do concelho e representantes da Autoridade Marítima, Bombeiros Voluntários de Albufeira, APA/ARH, Centro de Saúde de Albufeira, ACES Central e APAL.

Até ao final da manhã as autoridades percorreram todas as zonas balneares galardoadas com vista a hastear as 25 bandeiras azuis da europa (BAE) e as 14 bandeiras praia acessível, que irão permanecer à entrada do areal, até ao final da época balnear, atestando a qualidade ambiental das nossas praias e a preocupação do Município em promover condições de acessibilidade a residentes e turistas.

Albufeira continua a liderar a nível nacional com o maior número de BAE, sendo de destacar que este ano, pela primeira vez desde que o galardão é atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, conseguiu conquistar 25 bandeiras, o que corresponde à totalidade das praias do concelho, a que acresce a bandeira azul atribuída à Marina de Albufeira. A esta distinção há que juntar as 22 praias com Qualidade de Ouro (mais uma do que no ano passado), um selo atribuído no início de cada época balnear pela Quercus às zonas balneares do País, cujas águas apresentem os melhores resultados em termos de qualidade.

O presidente da Câmara Municipal agradeceu “aos funcionários da Autarquia, aos concessionários e a todas as entidades com responsabilidades no âmbito da gestão da orla marítima, que ao longo de todo o ano trabalham em estreita colaboração, com enorme dedicação e empenho, para que Albufeira continue a alcançar estes patamares de excelência, sagrando-se ano após ano líder a nível nacional da qualidade ambiental”.

O autarca destaca que “Albufeira tem todos os condimentos para continuar a ser um destino atrativo, nomeadamente a nível da beleza paisagística, da qualidade ambiental, do bem-estar e da segurança de quem nos visita; fatores que nos posicionam nos lugares cimeiros do turismo nacional e internacional”. As previsões para este ano são excelentes, refere “a procura cresceu bastante, o que irá permitir aos empresários subir os preços, mas sem esquecer um aumento da qualidade, porque no final o que vai sobrar desta onda positiva estará obrigatoriamente ligado à própria imagem do destino, o que implica um enorme desafio que passa por suscitar o desejo de repetir a visita, numa aposta clara na fidelização dos turistas, quer se trate dos que nos visitam pela primeira vez quer sejam os clientes habituais”. Para isso é fundamental o envolvimento de todos, sublinha “desde os funcionários do Município, às entidades com responsabilidades públicas e privadas na área da Saúde, Segurança, Ambiente, sem esquecer, naturalmente, os empresários do turismo e os profissionais da hotelaria e restauração que são os primeiros interessados em que tudo corra bem”.

Carlos Silva e Sousa frisou também a grande preocupação do Município em criar condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, qualificando Albufeira como um “destino inclusivo” em que todos podem usufruir das excelentes condições das nossas praias. Este ano são 14 (mais uma do que no ano passado) as praias que ostentam o galardão “Praia Acessível” e que irão estar equipadas com cadeiras/andarilhos e tiralôs, de forma a facilitar o acesso à água a pessoas com este tipo de problemas. As cadeiras irão estar disponíveis para utilização nas praias da Galé Oeste, Oura e Santa Eulália, enquanto os tiralô irão servir as praias dos Salgados, Pescadores, Inatel, Maria Luísa e Rocha Baixinha. Refira-se que este último equipamento já existe, também, nas praias da Galé Oeste, Galé Leste, Salgados, Manuel Lourenço, Evaristo, Peneco, Pescadores, Oura, Santa Eulália, Maria Luísa, Olhos de Água, Barranco das Belharucas, Rocha Baixinha Poente e Rocha Baixinha Nascente.

Ana Vidigal, vereadora responsável pelo pelouro do Ambiente, corrobora a opinião do presidente destacando que foi o empenhamento de todas as entidades envolvidas e da população local que determinaram este patamar máximo de cobertura de bandeiras azuis nas praias do Concelho. A autarca refere que “estes símbolos representam o reconhecimento público de que Albufeira é um concelho que cuida e preserva o Ambiente, valorizando o contributo de todos, ao mesmo tempo que proporciona condições para uma efetiva igualdade de oportunidades”. Bandeiras Azuis e Bandeiras de Praia Acessível são a marca do nosso destino, concluiu.