ALBUFEIRA CELEBRA OS 42 ANOS DE ABRIL

Albufeira não esquece a grande efeméride de Abril e elaborou um vasto programa para assinalar os 42 anos do 25 de Abril, que passa por Dança, atividades marítimo turísticas, espetáculo em torno de Ary dos Santos, prova de duatlo, futebol, conferência, associativismo, caminhada e ainda a apresentação do Projeto de Reabilitação do Moinho do Cerro de Malpique e área envolvente.

É logo no sábado, 23 de Abril, que em Albufeira se assinalam as Comemorações do 25 de Abril, com o IV Festival de Danças de Salão D’Al-Buhera, a ter lugar a partir das 13h00 no Pavilhão Desportivo de Olhos de Água. Trata-se de uma organização da Associação LUEL, com o apoio da autarquia.

No domingo, destaque para o Dia Aberto às Atividades Marítimo-Turísticas, com a Marina de Albufeira como pano de fundo para actividades que preenchem o dia desde as 10h00 às 19h00. Das diversas atividades disponíveis, destacamos os passeios de barco, a observação de golfinhos, parasailing, pesca ao fundo, atividades de vela e mergulho, entre outras. O ponto de encontro será o Belize Café. Para participar basta contribuir com 2€, valor que reverterá a favor dos Bombeiros Voluntários de Albufeira. Os lugares são limitados à lotação disponível. Nesse mesmo dia, mas à noite, o Auditório abre as portas às 21h30 para acolher o espectáculo “Ary, o Poeta das Canções - Tributo a Ary dos Santos”, com entrada livre.

No próprio dia em que se assinalam os 42 anos do 25 de Abril, novamente regressam as Cerimónias oficias, quer nos Paços do Concelho, logo às 09h30, quer nas sedes das Juntas de Freguesia (Ferreiras: 10h15; Paderne: 11h00; Albufeira e Olhos d’Água: 11h45; Guia: 12h30). Estas cerimónias incluem o Hastear da Bandeira, Toque do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne, Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, oferta de cravos à população e, no Largo dos Paços do Concelho, haverá também Largada de Pombos. Entretanto, a partir das 09h45, a freguesia de Ferreiras acolhe o I Duatlo 25 de Abril, numa organização do FC Ferreiras, com o apoio da autarquia.

À tarde, o destaque vai para a apresentação em 3D com vista aérea, do Projeto de Reabilitação do Moinho do Cerro do Malpique, Engenho e Envolvente Exterior. Trata-se de uma projeto, já adjudicado, que pretende contribuir para a salvaguarda do património tangível e intangível existente no concelho de Albufeira.

O moinho, objeto desta intervenção, localiza-se no Cerro do Malpique, uma localização privilegiada, dada a vista sobranceira sobre a cidade e o mar e pelo facto do Cerro do Malpique constituir o remate físico e o ponto focal de quem entra na cidade pela sua estrada principal. A intenção é evidenciar o moinho, tornando-o futuramente num elemento marcante na imagem da cidade. A apresentação será no local, às 15h00.  À mesma hora, arranca no Estádio Municipal de Albufeira a 1ª Jornada do encontro de Futebol, “Golfinhos de Albufeira, 2016”.

Depois, em Paderne, no Salão da Junta de Freguesia, dois decanos da imprensa regional, Neto Gomes e Arménio Aleluia Martins, vão recordar a partir das 17h00 o que era a imprensa algarvia antes e depois do 25 de Abril. Estarão em foco não só as memórias da Censura, as condições laborais dos jornalistas, as perseguições e o modo de como foi tratada a Revolução dos Cravos na imprensa do Algarve. Com introdução e moderação por Luísa Monteiro, esta conferência nasce da recém-criada Biblioteca Museu do Jornal aAvezinha.

Quando forem 17h30, na sede da ASCRATIA – Associação Sócio Cultural e Recreativa dos Amigos da Terceira Idade de Albufeira, em Ferreiras, celebra-se o seu 17º aniversário. A encerrar a efeméride, às 20h30, será tempo para a “Caminhada dos Bombeiros – Especial 25 de Abril”, com diversas ofertas aos participantes.