ALBUFEIRA CELEBRA O 25 DE ABRIL COM DESPORTO, MÚSICA E MUITA ANIMAÇÃO

O Município de Albufeira integrou o Programa Oficial das Comemorações dos 50 anos de Abril e contou com vários momentos e atividades em diversas áreas como a educação, a cultura ou o desporto. As comemorações iniciaram-se no dia 22 de abril, com a Conferência “Revolução de Abril no Algarve” apresentada por duas figuras das forças militares que viveram de perto a Revolução. No Dia da Liberdade após o tradicional Hastear da Bandeira, às 9h30, em frente aos Paços do Concelho, a festa continuou com o VI Duatlo 25 de Abril do FC Ferreiras e com o campeonato de Futebol Infantil – Golfinhos. À noite o grupo Caminhadas ao Luar encerrou o dia com uma passeio pelo município em homenagem à efeméride.

O programa deste ano de comemoração da Revolução do Cravos do Município de Albufeira foi repleto de momentos culturais, desportivos e de muita animação. As celebrações do Dia da Liberdade arrancaram logo dia 22 de abril, com a Conferência “Revolução de Abril no Algarve” apresentada na Ludoteca de Albufeira, pelos Coronéis José Castelo Glória Alves e Carlos Leal Branco, duas figuras das forças militares que viveram de perto a Revolução e o início da democracia no Algarve.

Ainda antes do 25 de Abril, Luis Trigacheiro, um artista que se dedicou ao revivalismo do Cante Alentejano, apresentou-se no Auditório Municipal, para o concerto comemorativo desta data emblemática para os portugueses. O espetáculo, que contou com a presença do Coro da Casa do Alentejo de Albufeira, foi no dia 24 de abril, e presentou centenas de pessoas com êxitos musicais de referência para a ocasião.

No dia 25 de Abril, os Paços do Concelho receberam a Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne que interpretou o Hino Nacional durante a habitual Cerimónia do Hastear da Bandeira com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, relembrando os 48 anos de democracia no país. Este momento solene foi celebrado, também, nas freguesias de Ferreiras, Guia e Paderne com o Hastear da Bandeira Nacional em frente das respetivas Juntas de Freguesia.

O desporto e o associativismo também marcaram lugar na agenda, com a realização do VI Duatlo do 25 de Abril organizado pelo FC Ferreiras. A prova que contou com mais de 100 participantes consagrou vencedores, em diversos escalões, muitos competidores de associações desportivas albufeirenses. No mesmo dia, os mais jovens talentos do futebol competiram e mostraram o seu valor na 3ª. etapa de jogos da 13ª. edição do Campeonato de Futebol Infantil Albufeira – Golfinhos 2022. Os pequenos jogadores, num grande relvado mostraram o verdadeiro significado do desporto como forma de convívio entre crianças, com muita camaradagem. Em simultâneo, no Pavilhão Municipal Jacinto Correia, em Lagoa, realizou-se a final da taça do Algarve em Futsal. O clube albufeirense venceu por 6-1 o Sporting Clube Farense e conquistou o troféu desta edição. O vice-presidente, Cristiano Cabrita, assistiu ao jogo e congratulou os vencedores pela premiação e pelo “grande momento de fairplay”.

Paralelamente ao programa oficial, a ASCRATIA (Associação Social Cultural e Recreativa da Terceira Idade de Albufeira) aproveitou este dia de festejos para comemorar o seu 24º. aniversário. A associação reuniu na sua sede, na freguesia de Ferreiras, dezenas de associados e convidados que celebraram com muita música e animação, mais um ano de uma associação que proporciona momentos de confraternização e amizade entre os idosos, evitando situações de isolamento e potenciando a participação de todos em diferentes atividades.

As comemorações deste dia encerraram com a Caminhada em homenagem ao 25 de Abril, organizada pelo grupo Caminhadas ao Luar, que permitiu que de uma forma mais recreativa os participantes celebrassem este momento histórico pela cidade.