ALBUFEIRA ABRE AS PORTAS À MAGIA DO NATAL

Versão de impressãoVersão PDF

Albufeira prepara-se a rigor para comemorar a quadra natalícia com um vasto leque de atividades organizadas a pensar nas famílias. O programa tem início já este fim de semana com o Mercado de Natal na freguesia da Guia, inserido no âmbito da iniciativa Guia Natal que se prolonga até dia 6 de janeiro. Até lá, quem estiver ou passar por Albufeira pode divertir-se na pista de gelo da Snowland, ir ao Mercado de Natal do EMA comprar mais alguns presentes, assistir a um musical infantil e a um Concerto de Natal no Auditório Municipal, participar na Corrida do Pai Natal e provar uma fatia de Bolo-rei, num evento solidário que irá decorrer no centro da cidade.

A magia do Natal já anda no ar, as superfícies comerciais estão devidamente decoradas e em casa começa a azáfama própria desta época do ano. É um período especialmente dedicado às famílias, à solidariedade e à reflexão.

Em Albufeira, à semelhança do que vem acontecendo há vários anos, o Município organiza um vasto e diversificado programa de atividades culturais, lúdicas e desportivas, pensadas para toda a família, que visam promover o espírito da época e valorizar os saberes e tradições locais.

O programa tem início já este fim de semana na Guia, 25 e 26 de novembro, com o Mercado de Natal, a decorrer na rua General Humberto Delgado, das 14h00 às 20h00. A iniciativa irá contar com a presença de muitos artesãos locais e as tradicionais barraquinhas de comes e bebes onde os visitantes podem degustar a gastronomia típica da época, preparada pelas associações da freguesia.

A partir deste sábado é também possível visitar o Presépio de Rua, patente entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz. Trata-se de um conjunto de 30 figuras, da autoria da escultora britânica Toin Adams, que dão a conhecer a história da Natividade, numa iniciativa que se realiza pelo terceiro ano consecutivo atraindo centenas de pessoas àquela freguesia do concelho de Albufeira.

O Mercado e o Presépio de Rua integram o evento “Guia Natal”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Albufeira que conta com o apoio da Junta de Freguesia da Guia, das associações e dos empresários locais, e que se irá prolongar até dia 6 de janeiro.

O mês de dezembro concentra a maior parte das atividades. Este ano, a Snowland promete que “nesta quadra vai nevar em Albufeira”. Para viver a experiência em pleno é obrigatório ir até à Praça do Município, em frente à frente à Câmara Municipal, entre 8 de dezembro e 7 de janeiro, nos dias úteis entre as 15h00 e as 20h00 e nos fins de semana e feriados das 10h00 às 20h00. Miúdos e graúdos têm à disposição uma excelente pista de gelo, onde podem ensaiar divertidas brincadeiras ou algumas coreografias no caso dos mais experientes. Há também um globo de neve, a casa dos duendes, um parque de neve, espaço Kids com insufláveis e piscina de bolas, contos, teatro e muita animação,

De 8 a 10 de dezembro, o EMA – Espaço Multiusos de Albufeira acolhe o tradicional Mercado de Natal, onde o melhor da doçaria e outras iguarias da época, os licores, as velas, as decorações natalícias, várias opções de presentes para familiares e amigos, cânticos, oficinas, espetáculos e algumas surpresas fazem deste espaço um local obrigatório de visita.

Mas há mais, muito mais para além dos Mercados, do Presépio e da Snowland. No Auditório Municipal as comemorações vão ser marcadas por um musical infantil e pelo concerto da Orquestra Clássica do Sul.

No dia 9 de dezembro, pelas 15h30, realiza-se o musical infantil “A Missão de Natal”. É mais um dia atarefado na fábrica do Pai Natal. Os presentes estão terminados e já se sente a ânsia da chegada da noite mais esperada. Senhor Azevinho, o eterno braço direito do Pai natal, está quase a terminar a sua missão de chefiar a fábrica e tem três possíveis sucessores: Floco, Granizo e Neve. Estes três duendes têm todas as qualidades para o suceder mas Azevinho não consegue escolher um deles. Decide então dar-lhes uma tarefa: aquele que chegar primeiro com o presente mais especial será o novo chefe da fábrica. Neste Natal a magia dos sonhos e a força da amizade juntam-se numa incrível história que fará apaixonar crianças e adultos. Vem descobrir quem será o próximo Chefe da Fábrica do Pai Natal! Os bilhetes custam € 1,00 para crianças dos 6 aos 12 anos e € 4,00 para maiores de 12 anos e estão à venda na Câmara Municipal, no CIAC E Biblioteca Municipal Lídia Jorge, nos dias úteis (9h00-13h00; 14h00-16h00) e no dia do espetáculo no Auditório Municipal de Albufeira, das 14h00 às 15h15.

 Na sexta-feira, dia 15 de dezembro, pelas 21h30, realiza-se o Concerto de Natal pela Orquestra Clássica do Sul. O espetáculo, que é de entrada livre, vai ser conduzido pelo maestro titular Rui Pinheiro. O programa integra os seguintes momentos: Coleridge Taylor – abertura de Natal; Tchaikovsky – Suite de “O Quebra Nozes”; L. Mozart – Um passeio de trenó musical; E. Waldteufel – Valsa dos Patinadores; I. Berlin – White Christmas e J. Avery – Pop into Christmas.

Numa altura do ano em que muitos abusam dos prazeres da mesa há que continuar a apostar no desporto, assim para o dia 17 de dezembro (domingo) fica, desde já, feito o convite – reúna familiares e amigos e participe na Marcha/Corrida do Pai Natal, um evento desportivo que todos os anos junta centenas de participantes, que vestidos com as cores de Natal enchem de alegria e de cor as principais ruas da cidade. A Caminhada/Corrida do Pai Natal tem início marcado para as 10h00, junto ao Mercado Municipal dos Caliços. Após receberem um Kit/oferta com água, fruta, t-shirt e um gorro do Pai Natal, os desportistas, vestidos a rigor, preparam-se para uma agradável manhã de desporto e convívio. Têm à disposição dois percursos, inteiramente gratuitos e acessíveis a todos - 5 ou 9 Km de distância - que poderão ser feitos a correr ou a caminhar, de acordo com a sua preferência ou preparação física.

No penúltimo dia do mês, sábado, dia 30, irá realizar-se, na Rua 5 de Outubro, a partir das 15h00, o evento designado “Bolo Rei Solidário”. O bolo tem 250 metros de comprimento, sendo que a receita da iniciativa irá reverter a favor da Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

Galeria de Fotos: 

Seção do Portal: 

Data de Publicação: 

22/11/2017