GAJ RENOVADO ORGANIZA ATIVIDADES PARA JOVENS DE ALBUFEIRA

Versão de impressãoVersão PDF

São muitas e boas as atividades propostas pelo renovado GAJ – Gabinete da Juventude, para este ano. Os Concertos GAJ, que já trouxeram a Albufeira os artistas Capicua e Diogo Piçarra, foram um sucesso de adesão. Mas há mais! Ciclos de Cinema, Workshops, atividades radicais e as concorridas Férias GAJ. Tudo para ir ao encontro das expetativas dos jovens de Albufeira. Prestes a abrir, está o novo Pólo do GAJ, situado estrategicamente junto à Escola Secundária de Albufeira.

Música, Cinema, Workshops, Atividades Radicais, Programas de Férias e um novo Pólo fazem parte do Plano para 2017 para a área da Juventude. O renovado GAJ – Gabinete da Juventude tem nova imagem e pretende chegar mais próximo dos jovens de Albufeira através de um conjunto de iniciativas que complementem aquilo que a autarquia de Albufeira já disponibiliza em domínios como o Desporto e a Educação.

Para Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira e vereador com o Pelouro da Juventude “esta é uma área transversal a toda a nossa atuação, e o investimento quer na Educação, quer no Desporto, ou na componente Social associada por exemplo às Bolsas Escolares, tem em vista o apoio aos mais jovens”. O autarca reconhece contudo que “temos de ir mais ao encontro destas novas gerações e estamos com muita vontade de diversificar as atividades e programas de apoio para que os jovens se reconheçam naquilo que fazemos, e é nesse sentido que estamos a imprimir uma nova dinâmica a esta área, organizando um conjunto de iniciativas que possam envolver os jovens e dar-lhes motivos para se ligarem mais à vida social, cultural e desportiva de Albufeira. Por outro lado, estamos empenhados em disponibilizar mais e melhores ferramentas para que possam lidar melhor com questões relacionadas com a sua vivência diária, quer seja no contexto escolar ou social”, esclarece.

A terem lugar no Auditório Municipal desde janeiro, os Concertos GAJ são já uma das referências desta nova dinâmica. São momentos musicais protagonizados por artistas mais ligados à Juventude que dão também a oportunidade para as bandas locais se mostrarem. Capicua, Diogo Piçarra e os locais Primes do Zé, já passaram pelo Auditório Municipal. Até maio, pelo menos uma vez por mês, haverá mais Concertos GAJ com nomes como Filipe Pinto, Orelha Negra e Freddy Locks, além dos artistas de Albufeira, Vitor Bacalhau, Ehliu e Ben & The Pirates.

O Cinema vai também fazer parte da oferta, com o ciclo Cinema GAJ a prometer um alinhamento que cruza cinema espetáculo, documentário e produção nacional. Com início já no dia 8 de março, o documentário “Amy” que mostra a vida e obra da artista britânica Amy Winehouse, venceu o Óscar em 2016, precisamente na categoria de “Melhor Documentário”. Em abril, no dia 12, é tempo para “Need for Speed”, uma adaptação da popular série de videojogos com o mesmo nome, da Electronic Arts. Em maio, “Where to Invade Next”, parcialmente filmado em Portugal, traz-nos de volta o documentário desta vez a cargo do lendário Michael Moore, responsável por trabalhos tão conhecidos como “Bowling for Columbine”, “Sicko” ou “Fahrenheit 11/09”. Em junho, o destaque vai para o cinema português com uma sessão dupla especial dedicada a dois dos clássicos absolutos nacionais e que foram recentemente alvo de novas versões. “O Leão da Estrela” e “O Pátio das Cantigas” prometem gargalhadas e boa disposição, na nossa língua.

São também muitos e variados os Workshops GAJ que irão acontecer mensalmente a partir de março. Cultura, Hobbies, Responsabilidade Social, Saúde e Futuro Profissional, são áreas em destaque. Os workshops serão de frequência gratuita e requerem marcação prévia. Teatro, (29 de março), Orientação Vocacional (5 de abril), Kizomba (26 de abril), Primeiros Socorros a Animais (3 de Maio), Yoga (21 de Junho), Procura do 1º Emprego (20 de setembro), Snacks Saudáveis (18 de outubro), Fotografia Digital (15 e 22 de novembro) e Jiu Jitsu (6 de dezembro), são as áreas escolhidas para este ano.

As Férias GAJ vão continuar a fazer parte do Programa, com as atividades previstas para a Páscoa, Verão e Natal. Desporto, Cultura, Natureza e Formação são áreas que preenchem o dia-a-dia das Férias GAJ cujo período de inscrições será dado a conhecer muito em breve.

As Cãominhadas GAJ, organizadas em parceria com a Associação Pata Ativa, são outra forma de ocupar os mais jovens e não só. A proposta passa por um passeio acompanhado com os respetivos animais de estimação. E não ter animal de estimação deixou de ser desculpa, porque os cães do Centro de Bem Estar Animal aceitam passear com voluntários. O ponto de Partida é precisamente o Centro de Bem Estar Animal, situado junto aos Estaleiros Municipais, e à Escola Básica e Secundária de Albufeira, em Vale Pedras. A próxima Cãominhada é já no dia 25 de março.

O Gabinete da Juventude vai organizar ainda outras atividades que serão dadas a conhecer oportunamente. As Comemorações do Dia Internacional da Juventude, a participação no “OPTO - Fórum de Educação e Formação do Algarve”, O “Game Day”, a colaboração na organização da “Festa dos Finalistas”, ou o Festival “Dá-lhe GAJ” são algumas das diversas atividades planeadas para este ano.

O GAJ está em contacto com as Associações e Clubes locais para apoiar e incentivar mais e melhores atividades ligadas à Juventude, com particular destaque para as Associações de Estudantes das duas escolas secundárias do concelho. Refira-se que o novo Pólo do GAJ se situará junto à Escola Secundária de Albufeira e permitirá um contato mais direto com uma parte importante dos jovens de Albufeira. Todas as novidades e pormenores sobres as atividades do GAJ poderão ser acompanhadas a partir da página de Facebook.

“Queremos aprofundar o contacto com os mais jovens e ir ao encontro daquilo que são as suas expetativas; estamos no terreno e sempre disponíveis para ouvir, melhorar e implementar” conclui o presidente da Câmara, Carlos Silva e Sousa.

Galeria de Fotos: 

Seção do Portal: 

Data de Publicação: 

23/02/2017