FÓRUM DE AUSCULTAÇÃO PÚBLICA

A primeira sessão de auscultação pública no âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal de Albufeira levou dezenas de pessoas, na passada sexta-feira à noite, ao edifício dos Paços do Concelho. Estas apresentações fazem parte de um processo complexo que integra a elaboração de estudos e a concertação com várias entidades com o objetivo de apresentar uma proposta final, o que se prevê venha a ocorrer em meados de 2019.

Na passada sexta-feira, dia 4 de novembro, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Albufeira, um Fórum de Auscultação Pública no âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).

Tratou-se da primeira, de um conjunto de várias sessões que têm por objetivo saber o que pensa a população do Concelho sobre a estratégia de desenvolvimento a traçar para Albufeira nos próximos anos.

Recorde-se que o PDM é um instrumento fundamental de ordenamento e gestão do território, que no caso de Albufeira já conta mais de 20 anos (em vigor desde 1995), o que naturalmente implica um desajustamento face à realidade atual.

O trabalho está a ser executado por uma equipa externa à Autarquia, que classifica este PDM como “um plano de 2ª geração e não uma mera revisão”. É um processo novo que tem por base uma herança que resulta de um território e de uma conjuntura pré-existente, esclarece Ricardo Tomé, diretor da RTGEO, a empresa que está a conduzir o processo. Como principais diferenças em relação ao documento anterior indica “a maior transparência, o rigor a nível da cartografia e a componente de execução”.

Carlos Silva e Sousa destacou que estas sessões são fundamentais porque fazem parte de uma estratégia de proximidade e transparência em que os cidadãos são chamados a participar nas políticas de desenvolvimento do Concelho. “Estamos a traçar as linhas gerais que irão servir de base ao planeamento e desenvolvimento do território nos próximos anos. Este processo não pode ser feito em gabinetes fechados, longe da realidade. Temos que ouvir as pessoas, recolher as suas sugestões para que o futuro PDM reflita os principais anseios e preocupações da população e para que a estratégia e o rumo definidos façam de Albufeira um concelho moderno, competitivo e com mais qualidade de vida para as presentes e futuras gerações”, afirmou justificando a necessidade e a obrigação de todos participarem no processo.

Refira-se que a atual revisão do PDM, ao contrário da versão de 1995 que se baseia unicamente nas questões do ordenamento, nas condicionantes e no regulamento, assenta numa forte componente estratégica, definindo projetos e ações e uma preocupação evidente no que respeita à execução (programação/operacionalização).

As próximas sessões de auscultação pública estão programadas para as freguesias e carecem de inscrição prévia, que deverá ser efetuada para ricardo.msilva@cm-albufeira.pt ou através do telefone: 289 599 582.

No dia 12 de novembro serão os cidadãos de Ferreiras e Paderne a serem ouvidos. As ações decorrem em simultâneo, pelas 15h00, no Pavilhão do Clube de Ferreiras e no edifício da Junta de Freguesia de Paderne. A freguesia de Albufeira e Olhos de Água terá duas sessões no dia 19 de novembro, ambas às 15h00, na sede da Junta de Freguesia de Albufeira e nas antigas instalações da Junta de Freguesia de Olhos de Água. A última sessão está agendada para o dia 26 de novembro, pelas 15h00, no Salão Cultural e Recreativo da Junta de Freguesia da Guia.

A participação de todos é fundamental! Inscreva-se e ajude-nos a construir um futuro melhor.

Documentos | Anexos

A Freguesia de Ferreiras conta desde a passada sexta-feira, dia 15 de março, com mais um equipamento desportivo ao dispor da população. Durante a manhã, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, vereadores, presidentes das Juntas de Freguesia do...