CORO DE CÂMARA DE LISBOA ATUA NA IGREJA MATRIZ DE PADERNE

No próximo dia 5 de novembro (sábado), pelas 21h30, a Igreja Matriz de Paderne, no concelho de Albufeira, recebe o Coro de Câmara de Lisboa, num concerto à capella, sob a direção de Teresita Gutierrez Marques.

O Coro de Câmara de Lisboa foi formado em 1978, pela Prof.ª Teresita Gutierrez Marques, então como Coro de Câmara do Conservatório Nacional de Lisboa.  Constituído por vinte e três músicos, interpreta  “a cappella” ou em colaboração com formações instrumentais obras portuguesas e estrangeiras, do vasto período compreendido entre a Renascença e os nossos dias, sendo responsável por um número significativo de estreias mundiais.

Para além do aplauso unânime do público e da crítica a nível nacional, o Coro tem desenvolvido uma ampla carreira internacional a convite de várias instituições, nomeadamente da Federação Europeia de Coros, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Oriente, dos Ministérios da Cultura de Portugal, Espanha e Cabo Verde e do Festival das Artes de Penang (Malásia), entre tantas outras.

Do seu repertório destacam-se três participações no Concurso Internacional de Coros de Tolosa (Espanha), onde conquistaram um 1º e um 3º prémio na classe de Polifonia, bem como dois 2ºs prémios na categoria de Música Popular.

Paralelamente aos concertos efetuou, em Portugal e no estrangeiro, diversas gravações em disco e para a rádio, televisão e cinema.

Teresita Gutierrez Marques dirige a formação e é licenciada em Música pela Faculdade de Música da Universidade das Filipinas. Atualmente desempenha funções docentes na classe de Coro na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha.

A Freguesia de Ferreiras conta desde a passada sexta-feira, dia 15 de março, com mais um equipamento desportivo ao dispor da população. Durante a manhã, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, vereadores, presidentes das Juntas de Freguesia do...