CARLOS SILVA E SOUSA DESLOCOU-SE À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PARA ASSISTIR A APRESENTAÇÃO DE LIVRO

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira liderou uma comitiva que se deslocou à Assembleia da República, na passada quarta-feira, para assistir à apresentação da obra “O Neoconservadorismo e a Política Externa Norte-Americana”, da autoria de Cristiano Cabrita. A sessão foi presidida pelo vice-presidente da Assembleia, José de Matos Correia, e contou com as intervenções dos Professores Doutores Lívia Franco e Tiago Moreira de Sá. Entre o público esteve uma turma de alunos do 12.º ano do curso de Turismo do Agrupamento de Escolas Albufeira Poente.

A convite do deputado eleito pelo Partido Social Democrata no círculo eleitoral de Faro, Cristóvão Norte, e do vice-presidente da Assembleia da República, José Matos Correia, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira visitou a Assembleia da República (AR), onde assistiu à apresentação do livro “O Neoconservadorismo e a Política Externa Norte-Americana”, de Cristiano Cabrita, que teve lugar no dia 19 de outubro, na Biblioteca da AR.

Carlos Silva e Sousa fez-se acompanhar pelo vice-presidente da autarquia José Carlos Rolo, vereador Rogério Neto, presidente da Assembleia Municipal Paulo Freitas, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água Hélder Sousa. Entre os convidados, destaque para a presença de um grupo de alunos do curso de Turismo do 12.º ano do Agrupamento de Escolas Albufeira Poente, acompanhado pelo professor Adriano Ferrão, que se deslocaram à Assembleia da República numa visita de estudo. Na plateia estiveram ainda diplomatas, deputados, autarcas, professores, estudantes e investigadores dos mais diversos quadrantes.

O livro baseia-se na Tese de Doutoramento de Cristiano Cabrita, coordenador do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Albufeira. “Esta é primeira obra editada em Portugal que aborda com enorme amplitude académica a relação entre o neoconservadorismo e a política externa norte-americana”, explica o autor que considera a obra “pertinente e atual”, tendo em conta o processo político que está a decorrer nos EUA, onde “muitas das questões em debate têm nesta publicação uma resposta efetiva”, garante Cristiano.

Na sua intervenção, Carlos Silva e Sousa elogiou o autor, que “contou sempre com o nosso apoio para levar a cabo a sua investigação”. O autarca fez questão de destacar que “é uma honra ter funcionários como o Cristiano Cabrita nos seus quadros” e saudou os alunos do curso de Turismo do 12.º ano do Agrupamento de Escolas Albufeira Poente, salientando que “esta visita é importante para cimentarem o conhecimento que têm da casa da democracia por excelência”.

O vice-presidente da AR, José de Matos Correia, também teceu elogios à obra que considera de “grande mérito”, tendo por base uma Tese de Doutoramento de “um académico que tenho o prazer de acompanhar há 20 anos”. José Correia de Matos referiu ainda que “este é um espaço de cidadania e que por isso mesmo é importante que iniciativas deste género ocorram na Assembleia da República”.

Para Cristóvão Norte “este trabalho é triplamente importante numa altura tão relevante como a atual conjuntura em torno da campanha presidencial norte-americana”. O deputado algarvio destacou a “incontestável mestria” da obra, a importância de abordar “uma temática pouco explorada em Portugal e na academia portuguesa” e, finalmente, o facto de ser elaborada por um “algarvio com inegáveis qualidades”.

Cristiano Cabrita é Licenciado e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa. É pós-graduado em Estudos Europeus pelo Instituto de Estudos Europeus da Universidade Católica Portuguesa e Doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos daquela Universidade. Desde 2012 que desempenha o cargo de coordenador do Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Relações Internacionais da Câmara Municipal de Albufeira.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...