CÂMARA MUNICIPAL APOIA CONSERVATÓRIO DE ALBUFEIRA

A Autarquia de Albufeira e a Associação do Conservatório de Albufeira firmaram um Protocolo de Colaboração, que visa dar continuidade ao apoio concedido pelo Município aos alunos que frequentam as escolas de música e de dança da Associação. O protocolo foi assinado nos Paços do Concelho por Carlos Silva e Sousa e António Nóbrega, na presença da vereadora da Cultura Marlene Silva.

O protocolo assinado na passada terça-feira, 28 de setembro, entre a Câmara Municipal de Albufeira e a Associação do Conservatório de Albufeira tem como objetivo apoiar a instituição sem fins lucrativos, através de uma comparticipação financeira de 30 mil euros.

Com a missão de promover a educação musical no concelho de Albufeira, o Conservatório tem uma intervenção cultural e artística mais abrangente. Em funcionamento desde 1996, leciona aulas de música e de dança, e possui paralelismo pedagógico para os Cursos Básicos, concedido pelo Ministério da Educação, com o qual tem assinado contrato de patrocínio.

Atualmente leciona 357 alunos nas classes de Coro Infantil, Coro Vox Albuhera, Coro da Santa Casa da Misericórdia, Grupo de Canto e Movimento da Escola Alemã do Algarve, Grupo Tradicional, Orquestra de Acordeões, Orquestra de Cordas, Ensemble de Flautas, Orquestra Orff, Orquestra de Guitarras e Ballet. No Conservatório é possível aprender a tocar vários instrumentos como o acordeão, piano, violino ou guitarra clássica.

Para o presidente da Câmara Municipal, “o trabalho realizado por esta associação na formação cultural, sobretudo dos mais jovens, merece o nosso apoio e reconhecimento. Carlos Silva e Sousa manifestou intenção de reforçar a política de apoio à Juventude, “uma área que representa uma forte prioridade no nosso projeto”.

O Conservatório colabora, ainda, com a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, o Centro Paroquial de Paderne, a Escola Alemã e diversos empreendimentos turísticos através da realização de espetáculos, grupos corais de idosos e ensino às crianças.

Refira-se que o Coro Juvenil já gravou um CD (2000), viajou a França (2002) e Alemanha (2004) para apresentar o seu trabalho, e colaborou com a Orquestra do Algarve e a Orquestra da Escola Profissional de Música de Espinho. Passaram pelo Conservatório de Albufeira, nomes sonantes do meio artístico nacional, como Filipa Sousa, João Frade (campeão mundial de acordeão), Raquel Peters, e José Dias (vice-campeão mundial de acordeão em 2012), entre muitos outros.
Pelo