ALBUFEIRA RECEBE 9ª GRANDE MOSTRA DE VINHOS DE PORTUGAL NO ESPAÇO MULTIUSOS

Entre 5 e 8 de maio, os melhores vinhos nacionais voltam a estar em destaque no EMA - Espaço Multiusos de Albufeira, na 9ª edição da Grande Mostra de Vinhos de Portugal, organizada pela Confraria do Bacchus de Albufeira com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira. O certame conta com a participação de cerca de 110 produtores oriundos das mais variadas regiões vinícolas nacionais, de Trás-os-Montes ao Algarve, e espera atrair mais de dez mil visitantes.

A 9ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal é uma das mais conceituadas e visitadas demonstrações de vinhos realizadas a sul do País, sendo já considerada um marco no panorama vínico nacional. Ao longo de quatro dias, viticultores, enólogos, profissionais do setor e da restauração, assim como apreciadores - sem esquecer os turistas portugueses e estrangeiros que visitam a região e que já marcam férias especialmente para esta data - terão oportunidade de conhecer o que de melhor se produz num segmento em notória evolução.

Com casa cheia no que toca aos expositores, o certame tem à venda um copo de degustação pelo preço de três euros. Apesar de ser dedicada ao vinho, a mostra também divulga outros produtos regionais, como o azeite, e algumas iguarias confecionadas por grandes chefs algarvios, em diversos show cookings. Pratos que conseguem aliar o bom vinho ao melhor da gastronomia nacional, num tributo à dieta mediterrânica.

O certame começou em 2009 com 42 produtores e este ano terá mais de 100, excedendo a lotação do EMA. É, por isso, um marco no panorama nacional vínico nacional, sendo a maior mostra de vinhos no Sul do País, procurada por milhares de apreciadores, tanto nacionais como estrangeiros. No total, a mostra exibirá mais de mil vinhos na mostra e contará com mais de 10 mil visitantes. existe uma parceria com a União das Misericórdias Nacionais, pelo que algumas também estarão presentes para expor as suas produções vinícolas e de azeite. No final haverá a habitual atribuição de prémios aos melhores dos excelentes vinhos da mostra.

“A Confraria do Bacchus sente um enorme orgulho por cumprir um dos principais objetivos que levaram à sua criação através deste Mostra e que é promover e divulgar os vinhos nacionais, em particular os do Algarve”, sublinha Carlos Oliveira, chanceler da Confraria, adiantando que “atualmente os vinhos algarvios estão nos melhores restaurantes da região e são muito apreciados pelos turistas que nos visitam, sendo uma referência na gastronomia local. E sempre servidos com o saber e simpatia da nossa gente, numa região de beleza ímpar.”

Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, entidade parceira da iniciativa, salienta que “este é um evento que suplanta o próprio concelho, na medida em que promove não só os vinhos regionais como os nacionais, ao mesmo tempo que mostra aos portugueses e aos muitos estrangeiros que visitam Albufeira que Portugal é um país de grande qualidade em termos de vinhos e, também, de grande diversidade de produtores”. Para o autarca, a 9ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal “junta o melhor de dois mundos num evento cuja afluência tem vindo a crescer de ano para ano, com cada vez mais produtores a quererem vir aqui mostrar o seu produto e mais visitantes a querem conhecer o que de melhor se produz no país”.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...