ALBUFEIRA PROMETE AGOSTO CHEIO DE ANIMAÇÃO

Durante a época balnear, Albufeira é palco de grandes momentos de animação, responsáveis por proporcionar experiências inesquecíveis aos milhares de pessoas presentes. Da música à gastronomia, passando pelos festejos tradicionais em honra dos Santos Padroeiros, o concelho destaca-se em matéria de animação turística.

Durante os meses de verão, os certames gastronómicos espalham-se por todas as freguesias do concelho. O famoso frango da Guia e a sardinha de Olhos de Água voltam a ser o centro das atenções em mais uma edição das tradicionais festas que, todos os anos, atraem milhares de apreciadores destas iguarias. De 4 a 7 de agosto, a Guia acolhe a 29.ª Festa do Frango, que integra uma exposição de artesanato e animação musical a cargo dos artistas da terra. De 11 a 13 de agosto, o Largo dos Pescadores de Olhos de Água é transformado numa verdadeira Festa da Sardinha. Tasquinhas de comes e bebes satisfazem os paladares mais exigentes, que degustam a sua refeição com vista para o mar e ao som de música de baile.

O calor do verão convida a noites longas ao ar livre, de preferência bem animadas, com muita música e boa disposição. A Autarquia preparou um Programa de Animação que tem lugar todas as quartas-feiras e sábados, pelas 21h30, até ao final do mês de setembro, no Largo Eng.º Duarte Pacheco, no centro da cidade. Em agosto irão subir ao palco a banda Balakobako (3), o Rancho Folclórico de Albufeira (6), a Banda Filarmónica da Sociedade de Recreio e Popular de Paderne (10), o Rancho Folclórico Amigos de Paderne (13), Grupo de Cantares da Casa do Alentejo em Albufeira (17), Banda Alhada (24), Rancho Folclórico de Olhos de Água (27), Banda Beto Kalulu (31).

Inseridas na programação da época balnear, as festas em honra dos Santos Padroeiros e figuras religiosas do concelho regressam ano após ano, percorrendo as ruas da cidade e captando a atenção de quem por ali passa. De 11 a 15 de agosto, Albufeira celebra o Dia de Nossa Senhora da Orada com uma emocionante Procissão de Velas e o tão esperado Cortejo pelo Mar, que no dia 14 juntará dezenas de barcos. Os festejos culminam com um espetáculo no Largo da Igreja de Nossa Senhora da Orada, às 22h00, a cargo de Filipa Sousa & Gato Malvado Ensemble.

No dia 20 de agosto, Albufeira comemora o Dia do Município. O feriado municipal vai ser assinalado com um programa de três dias, que inclui eventos desportivos, a apresentação de uma obra dedicada ao concelho e o tradicional concerto à beira mar, este ano com o fadista Camané. A noite encerra com uma sessão de fogo-de-artifício na Praia dos Pescadores.

Em setembro regressam as Festas do Pescador, de 2 a 4, na Praça dos Pescadores, e também a Festa do Beato Vicente de Albufeira, a 4 de setembro, no Centro Pastoral Beato Vicente.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...