ALBUFEIRA PRESTA HOMENAGEM A NOSSA SENHORA DA ORADA

Versão de impressãoVersão PDF

Albufeira volta a receber a Festa em honra de Nossa Senhora da Orada. As festividades, que tiveram início no passado fim-de-semana, decorrem até 15 de agosto, com celebração de missa e representações cénicas em homenagem à padroeira dos Pescadores. O ponto alto do programa acontece no dia 14 de agosto com a tradicional Procissão pelo mar e a bênção aos pescadores e às suas embarcações para mais um ano de faina sem sobressaltos. O evento é uma organização conjunta do Município e da Fábrica da Igreja Paroquial de Albufeira.

Festa em honra de Nossa Senhora da Orada é uma tradição que vem de longe e que todos os anos reúne centenas de pessoas para agradecer e pedir a proteção da Virgem, conhecida por abençoar os pescadores da terra.

Até ao próximo dia 15 de agosto haverá várias missas e representações cénicas em homenagem a Nossa Senhora da Orada. A festa de cariz religioso é celebrada todos os anos com uma Procissão de Velas em honra de Nossa Senhora da Orada e com o tão esperado Cortejo pelo Mar, que junta dezenas de barcos.

De 7 a 11 de agosto, a Igreja Matriz acolhe Eucaristias, às 09h00 e às 21h00.

No dia 12 haverá Eucaristia pelas 18h00 e, às 21h00, a Missa será seguida de Procissão até à Ermida da Orada, onde decorrerá o Terço da Família. Em Olhos de Água, a Eucaristia terá lugar às 20h00.
A 13 de agosto, às 21h00, há adoração Eucarística e Oração do Terço com os pescadores na Ermida da Orada.

Os festejos culminam com um grande programa no Largo da Ermida de Nossa Senhora da Orada, junto à Marina de Albufeira, no dia 14 de agosto. Às 15h15 haverá oração do Terço, na Ermida da Orada, seguida de Eucaristia Solene, às 16h00. A partir das 17h15 os barcos reúnem-se numa Procissão pelo mar, onde é venerada a Imagem de Nossa Senhora da Orada. À noite, o Largo da Nossa Senhora da Orada acolhe um espetáculo musical com o fadista Ricardo Ribeiro.

As festividades encerram no dia 15 de agosto – dia Santo – com solenes Eucaristias na Igreja Matriz, pelas 10h00, na Quinta da Balaia, às 11h30, e às 19h00 na Ermida da Orada.
 

Galeria de Fotos: 

Seção do Portal: 

Data de Publicação: 

10/08/2017