ALBUFEIRA MOSTRA-SE NA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

De 2 a 6 de março, o concelho de Albufeira esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), um salão de referência para a indústria do turismo em Portugal, por onde passaram mais de 75 mil visitantes com destaque para o primeiro-ministro António Costa, que fez questão de visitar o stand de Albufeira.

O expositor da Câmara Municipal de Albufeira esteve integrado no Pavilhão 1 no stand do Turismo do Algarve, onde decorreram diversos momentos de animação, provas de degustação e ainda sorteios que ofereceram aos visitantes a centenas de prémios.
O objetivo passou pela promoção de Albufeira enquanto destino turístico junto de operadores e profissionais do sector e, também, do público em geral.
Durante o certame, o município promoveu uma degustação de vinhos a cargo da Confraria Bacchus de Albufeira, que irá realizar no Espaço Multiusos da cidade a oitava edição da Grande Mostra de Vinhos de Portugal. Mais de 80 produtores das várias regiões vinícolas nacionais estarão presentes no certame, de 6 a 9 de maio.
Na quinta-feira, 3 de março, o destaque foi para a apresentação do Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor, que contou com a presença do presidente da Associação Regional de Atletismo do Algarve. Lara Ramos mostrou-se emocionado ao recordar o início desta prova, em 1977, que se tornou por três anos seguidos a melhor do mundo. "Com isso trouxemos para o Algarve grandes estágios e tornámos a região conhecida internacionalmente", destacou o dirigente que pediu uma salva de palmas para Carlos Lopes, presente na apresentação, um dos grandes nomes do atletismo nacional que foi o primeiro vencedor do Crosse das Amendoeiras.
Para o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, "este corta mato tem uma imagem, um historial de sucesso, não só ao nível do Algarve, mas internacionalmente. Pelo Algarve têm passado todas as nossas estrelas do atletismo, que aí se preparam para atingir êxitos na pista", referiu. O evento irá ter lugar na pista de Crosse das Açoteias, no próximo dia 13 de março, a partir das 10h00.
A par com o atletismo esteve o basquetebol com a apresentação das Festas do Basquetebol Juvenil, que irão invadir Albufeira, de 29 de março a 3 de abril. Manuel Fernandes, presidente da Associação Portuguesa de Basquetebol, prometeu mais novidades para a décima edição do evento: "a cada ano surge-nos uma vontade, ambição e mobilização de fazermos mais e melhor. Podemos dizer que esta é a maior festa do desporto federado juvenil e, este ano, serão seis dias de festa que transformarão Albufeira na capital do basquetebol".
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira salientou que o atletismo e o basquetebol são duas modalidades muito queridas para o concelho. "Num destino como Albufeira termos presente grandes eventos desportivos é também uma forma de darmos o exemplo à Juventude. Apoiamos diversas provas e modalidades para que os nossos jovens se formem bem em complemento com o ensino escolar", afirmou.
A APAL – Turismo de Albufeira também esteve representada no certame, tendo realizado diversas reuniões de trabalho com empresários e operadores turísticos com vista a promover o destino.
Refira-se que na edição deste ano duas empresas de Albufeira foram distinguidas com os prémios Publituris Awards, nomeadamente o Salgados Palace & Congressos Center, do grupo NAU Hotels & Resort, na categoria “Melhor Espaço de Congressos” e o Zoomarine, na categoria “Melhor Parque/Empresa de Animação Turística”.
Carlos Silva e Sousa mostrou-se muito satisfeito com a distinção “destacando que é um privilégio poder contar no concelho com empresas que primam pela excelência e que muito contribuem para levar o nome de Albufeira mais longe”.
A promoção de Albufeira na BTL 2016 passou também pela divulgação das potencialidades do concelho junto de operadores turístico e do público em geral, dando a conhecer o que de melhor o concelho tem para oferecer, desde as suas praias galardoadas com insígnias de qualidade, à gastronomia típica ou à excelência das unidades hoteleiras.
O autarca evidenciou a importância da participação de Albufeira na maior feira de turismo nacional, "promovendo não só as suas potencialidades naturais, mas também eventos que se realizam durante todo o ano procurando combater a sazonalidade ao atrair para Albufeira milhares de pessoas durante a época baixa", destacou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.