ALBUFEIRA EM PARIS PARA APOSTAR EM MERCADO CRESCENTE

O IFTM – Internacional France Trade Market, o maior salão do género que se realiza em França, contou com a presença de Albufeira. O evento realizou-se entre os dias 23 e 26 de setembro em Paris. Com stand próprio de 27m2, situado junto ao Turismo de Portugal, a operação juntou mais de 20 empresas de Albufeira que tiveram oportunidade de desenvolver diversos contactos comerciais junto de um dos mercados que mais tem crescido em termos turísticos. O presidente da Câmara desenvolveu também uma agenda de contactos institucionais que passou pela Embaixada de Portugal, AICEP, e associações CÍVICA e ACTIVA, ligadas a autarcas nascidos em Portugal e luso-descendentes com funções executivas nas diversas autarquias francesas.

Promover a marca “Albufeira” junto do mercado francês foi o grande objetivo que norteou a presença de Albufeira no IFTM. O maior salão de França dedicado à indústria turística realizou-se entre os dias 23 e 26 de setembro e levou até à capital francesa uma delegação que juntou mais de 20 empresas locais, tendo resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Albufeira e a APAL- Agência de Promoção de Albufeira.

A comitiva contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, assim como dos vice-presidentes da APAL, Vitor Vieira, Honório Teixeira e António Xufre. No IFTM participaram diversas instituições e personalidades ligadas ao Turismo, entre as quais a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e o presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva.

Paralelamente à participação no referido certame, o autarca desenvolveu uma agenda de contatos complementares com vista a aproximar Albufeira deste mercado, aproveitando a ligação existente com os portugueses e luso-descendentes que assumem um papel de importância crescente na sociedade francesa, e que procuram cada vez mais reforçar os elos de ligação ao nosso país.

Nesse sentido, Carlos Silva e Sousa reuniu com o Embaixador de Portugal em França, José Filipe Morais Cabral, num encontro em que se falou do crescente interesse turístico deste mercado, assim como das diversas oportunidades aqui existentes. A reunião contou ainda com a presença do delegado da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal - em Paris, Rui Paulo Almas.

Um dos pontos mais importantes da agenda concretizou-se numa reunião com responsáveis da associação CIVICA, uma delegação chefiada por Paulo Marques, autarca das Relações Internacionais em Aulnay-sous-Bois que desempenha ainda funções enquanto Conselheiro Territorial Metropole Paris Terres d’Envol e presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas de França. A associação desenvolve um importante trabalho junto dos decisores públicos de origem portuguesa em França, que são atualmente cerca de 4 mil eleitos e foram mais de 10 mil candidatos às últimas eleições autárquicas neste país. O encontro decorreu na cidade de Aulnay-sous-Bois que, com mais de 80 mil habitantes, é a sétima mais populosa da grande Paris.

Ainda no que diz respeito a encontros bilaterais, destaque para a reunião tida com representantes da ACTIVA, chefiados pelo presidente Hermano Sanches Ruivo, vereador executivo com o pelouro dos Assuntos Europeus, conselheiro da Câmara Municipal de Paris e luso-descendente, Hermano Sanches Ruivo da Silva, e com responsáveis pela Rede ACTIVA-Groupe d`Amitié France Portugal, que integra diversos autarcas e responsáveis políticos com ligações a Portugal. A associação promove a aproximação entre representantes franceses e portugueses, a fim de criar uma dinâmica de cooperação e parceria entre estes dois Estados e as suas estruturas institucionais diferentes, com particular ênfase na promoção da língua e da cultura portuguesa em França e vice-versa, contando na sua estrutura com diversos autarcas, presidentes de câmara, conselheiros municipais ou regionais.

Para Carlos Silva e Sousa “estes três dias representaram uma forte aposta do município de Albufeira, concretizada numa parceria entre APAL e Câmara Municipal, com vista a reforçarmos a presença do nosso destino num mercado que é já o sexto mais importante ao nível da região, mas que tem vindo a crescer como nenhum outro, não só na vertente de turismo, como também naquilo que diz respeito ao investimento empresarial”.

O autarca destacou “a grande disponibilidade da comunidade lusa e luso-descendente em colaborar com Albufeira para abrir novas portas que permitam mais negócio, mas também um incremento de relações a nível social, em áreas como a Juventude, o Desporto, a Educação ou o Apoio Social, e que tenham impacto positivo junto das populações, considerando a importância crescente que os portugueses têm vindo a assumir na sociedade francesa”.

Carlos Silva e Sousa conclui referindo que “irá ser criada uma agenda de trabalho e vamos com certeza aproveitar toda a disponibilidade que encontrámos em nos acolher e em trabalhar em parceria, sempre tendo em vista a criação de oportunidades a nível económico, mas também procurando encontrar pontos de contato que permitam fortalecer os laços existentes entre estas comunidades”.

Refira-se que a presença de Albufeira foi acompanhada com interesse pelos Meios de Comunicação Social locais, com destaque para a “portuguesa” Rádio Alfa, ou para as publicações locais “Indigo Mag”, “Quoi Choisir?”, “Classe Tourisme”, “La Voix du Nord”, entre outros.