PROGRAMA LANCHES SAUDÁVEIS FOI UM SUCESSO PARA MIÚDOS E GRAÚDOS

Com as férias escolares de verão à porta, chegou ao fim o programa de Workshops e Sessões de Educação Alimentar sobre lanches saudáveis desenvolvido pelo Município de Albufeira, iniciativa que tem por objetivo sensibilizar pais, educadores e crianças para a importância de uma alimentação completa, equilibrada e variada, fundamental ao bom desenvolvimento e bem-estar dos mais pequeninos. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira destaca que “a qualidade da alimentação dos mais novos é uma das grandes preocupações do Município que nesta sequência desenvolveu o projeto Nutrimexe, que iniciou no ano letivo 2019/20 com o levantamento da prevalência da obesidade infantil e a caracterização dos hábitos alimentares e de atividade física das crianças”. Posteriormente foi realizada a avaliação da qualidade nutricional dos lanches, sendo que no âmbito do referido estudo, constatou-se que “apenas 32,6% das crianças do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho consome lanches saudáveis, com baixo teor de gordura, açúcar e sal, e 67,4% opta por alimentos de baixa qualidade nutricional, como croissants, pães-de-leite, bolachas de chocolate e refrigerantes, situação preocupante que levou o autarquia a implementar medidas para combater o problema, entre as quais a criação de workshops e sessões de educação alimentar sobre lanches saudáveis, programa que foi um sucesso”.

Nos dias 13, 20 e 27 de maio, cerca de 125 crianças, pais e até alguns avós participaram nos Workshops sobre lanches saudáveis, que tiveram lugar no Centro Educativo do Cerro d`Ouro, EB1/Jardim de Infância da Avenida do Ténis e Jardim de Infância da Guia.

As crianças puseram literalmente a “mão na massa” e ajudaram a preparar deliciosos lanches saudáveis, práticos, económicos e sustentáveis, onde se destacou a confeção de granola, barritas de cereais, manteiga de amendoim, iogurte com fruta fresca da época e pão de alfarroba, receitas que fizeram um enorme sucesso entre miúdos e graúdos.

A realização dos Workshops teve por objetivo apresentar alternativas com maior valor nutricional e mais económicas para os lanches das crianças, sem recurso a alimentos processados, sem açúcares adicionados, simples e rápidos para preparar em família, tendo como base a dieta mediterrânica.

Durante os meses de abril e maio foram, ainda, realizadas 23 sessões de educação alimentar em diversos jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo do concelho, onde as crianças foram convidadas a pesar e analisar a quantidade de açúcar que consomem habitualmente nos lanches.

Para além da confeção e degustação das receitas, o programa abordou diversas temáticas com o objetivo de melhorar a compreensão de “mitos e verdades” sobre alimentação, custos e composição nutricional dos lanches, bem como a forma correta de preparar uma lancheira saudável para os mais pequeninos.

Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo pelouro da Educação, realça que “a iniciativa foi um sucesso e que é para continuar no próximo ano letivo”. A autarca sublinha “a importância da sensibilização, considerando que uma alimentação saudável tem implicações significativas a nível da saúde e do desempenho escolar das nossas crianças, já para não falar que a obesidade infantil, resultado de uma alimentação deficiente, já é considerada a epidemia do Século XXI”.

Cartaz - Albufeira Sounds 2024
A abertura da época estival volta a ser marcada pelo “Albufeira Sounds”. Nos dias 7, 8 e 9 de junho, das 17h00 às 01h00, todos os caminhos vão dar à Praça e Praia dos Pescadores para o maior festival de música eletrónica da região. Regard, autor dos...