MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA E O ASPIRANTE A GEOPARQUE ALGARVENSIS CELEBRAM O DIA INTERNACIONAL DA GEODIVERSIDADE COM LANÇAMENTO DE PUBLICAÇÃO ONLINE

O Município de Albufeira associou-se ao aspirante Geoparque Algarvensis, para lançar uma versão em inglês do livro “Uma história com muitos milhões de anos – do oceano Thetys ao barrocal do Algarve - em inglês “A History with many millions of years – From the Thetys Ocean to the Barrocal of the Algarve”, uma edição conjunta das duas entidades. O Lançamento da versão online da edição em inglês, realiza-se a 6 de outubro (sexta-feira), Dia Internacional da Geodiversidade. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que “esta nova edição ajuda a internacionalizar o conhecimento a nível científico e turístico sobre o Planalto do Escarpão”.

Originalmente escrito em português e lançado em 2022, aquando das Comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, o livro ganha agora uma nova dimensão ao ser editado em língua inglesa, “uma vez que contribuiu para internacionalizar o conhecimento sobre o Planalto do Escarpão como lugar de geodiversidade e ciência”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Albufeira. O livro conta a história geológica do Planalto do Escarpão – uma parte do território do aspirante Algarvensis – Loulé, Silves e Albufeira. “Trata-se de um dos 10 geossítios a integrarem a candidatura do aspirante a Geoparque Algarvensis à Rede Mundial de Geoparques da UNESCO, que põe a descoberto a história geológica da bacia do Algarve nascida há milhões de anos no Oceano Thetys, um fenómeno geológico de extrema importância em termos científicos, arqueológicos, turísticos e do desenvolvimento sustentável de populações envelhecidas do interior do território algarvio”, afirma José Carlos Rolo. “O geoturismo é uma atividade de enorme potencialidade, dando destaque à interpretação da paisagem, história, saberes, tradições, cultura e património edificado, o que ajuda a fixar as populações e apoiar a economia local”, reforçou o autarca.

O livro foi escrito e ilustrado por Delmina Moura e Sónia Oliveira, investigadoras do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve e contou com a colaboração na pesquisa de campo de Luís Pereira, Coordenador no Município de Albufeira pela candidatura do território Algarvensis a Geoparque Mundial da UNESCO. Foram revisores científicos a Professora Doutora Cristina Veiga-Pires, Coordenadora Científica do aspirante a Geoparque Algarvensis e o Professor Doutor Nuno Pimentel, Coordenador científico do aspiring Geoparque Oeste que também escreveu o prefácio.

Deste trabalho, resultou a implementação de um percurso pedestre neste geossítio, o PR4 ABF – Planalto do Escarpão, que permite a quem o realiza recuar no tempo cerca de 161 milhões de anos, e mergulhar verdadeiramente num mar tropical do tempo dos dinossauros, dando corpo a um projeto muito mais vasto de interpretação do património geológico do território.

Refira-se que o Dia Internacional da Geodiversidade foi instituído em 2021 pela UNESCO, com o objetivo de alertar a sociedade para o papel que a geodiversidade desempenha para assegurar o bem-estar e a prosperidade dos seres humanos e os cuidados necessários para a preservação da biodiversidade. Neste ano de 2023, as comemorações celebram-se sob o lema “Geodiversidade é para todos – Todos estamos relacionados com a Geodiversidade”, uma forma de chamar a atenção para o que está à nossa volta, afeta a vida de todas as pessoas em todas as latitudes do mundo.

O livro está disponível em inglês e português nos seguintes repositórios: em inglês – Algarvensis Geopark website e Ualg Sapientia e em português em: Website Geoparque Algarvensis e Ualg Sapientia.

Abertura oficial da época balnear 2024
A manhã do dia de ontem, 15 de maio, à semelhança de anos anteriores, ficou marcada em Albufeira pela abertura oficial da época balnear 2024. A cerimónia, que decorreu na Praia dos Pescadores, contou com a presença do Executivo da Câmara Municipal e...