Logotipo OPTO

O OPTO é o Fórum de Educação e Formação Profissional da região do Algarve, coorganizado pelo Município de Albufeira com a Direção de Serviços da Região do Algarve da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares e a Delegação Regional do Algarve do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), contando ainda com a estreita colaboração dos 3 Agrupamentos Escolares de Albufeira. Tem como objetivo apoiar os momentos de decisão no âmbito do percurso escolar e académico dos alunos da região.  

Pela sua importância para a região, o OPTO é um evento publicitado na imprensa regional nas suas várias vertentes, bem como nas redes sociais de todas as entidades envolvidas. O forte investimento na comunicação tem possibilitado chegar aos agrupamentos de Escolas mais distantes geograficamente. O Plano de comunicação do OPTO começa a delinear-se com 8 meses de antecedência e envolve, para além da rádio e da imprensa escrita, por exemplo os vidros traseiros dos autocarros regionais e os écrans das salas de cinema.

Desde a primeira edição, apostou-se na locução e criação de ambiente musical adaptado aos potenciais visitantes, pelo que se estabeleceu uma parceria com a Rádio Universitária do Algarve, que é ainda complementada pela publicitação do evento pelas suas redes sociais.

Para garantir a realização do evento foi necessário recorrer a prestações de serviços de empresas especializadas, de modo a preparar devidamente o espaço do pavilhão para acolher os stands e as diferentes zonas para realização dos eventos integrados no Programa de animação, destacando-se as seguintes áreas: solução de internet temporária, aluguer e montagem de stands, decoração e multimédia, animação no exterior e animação áudio e locução do evento. Internamente são outros serviços e Divisões Municipais, que contribuem para o sucesso dos eventos.

Ao longo das Edições, a Organização procurou recolher sugestões junto dos parceiros, expositores e visitantes. Tais propostas foram discutidas e integradas nas várias melhorias introduzidas ao longo dos últimos anos.

OPTO - 2020