Áreas de Acolhimento Empresarial

No concelho de Albufeira existem 5 áreas de acolhimento empresarial, devidamente enquadradas por instrumentos de gestão territorial.

  • Zona de Comércio, Indústria e Serviços da Guia + Zona de Expansão;
  • Zona de Comércio, Indústria e Serviços do Vale de Santa Maria;
  • Zona de Comércio, Indústria e Serviços de Vale Paraíso;
  • Zona de Expansão de Comércio, Indústria e Serviços de Ferreiras;
  • Área de indústria Extrativa e Valorização de Recursos Geológicos do Escarpão.

Estas áreas possuem gestão privada, onde predominam empresas de prestação de serviços, comércio grossista e UCDR - unidades comerciais de dimensão relevante. Excetua-se a área do Escarpão, dominada por atividades extrativas e da fileira da pedra.

Mais informações sobre estas áreas poderão ser consultadas na plataforma Algarve Acolhe.

Locais para Eventos

Albufeira, concelho dinâmico e empreendedor concentra uma série de equipamentos públicos e privados, disponíveis para acolher o seu evento e torná-lo num sucesso. A oferta concelhia permite realizações de pequena e grande dimensão, com múltiplas finalidades – reuniões, congressos, conferências, seminários, ações de formação, feiras, entre outras.

Destino turístico por excelência, Albufeira possui a mais representativa oferta hoteleira do Algarve. Nesta oferta poderá encontrar respostas diversas e adequadas às necessidades do seu evento ou organização, desde pequenas salas para reuniões até espaços para grandes congressos. Consulte as soluções disponíveis.
 

Bolsas de Espaços Comerciais e Industriais de Albufeira

Albufeira reúne um conjunto de vantagens estratégicas proporcionadas pela sua centralidade na região algarvia, acessibilidades, atração e disponibilidade de mão-de-obra, ambiente empreendedor favorável, entre outras, que encaradas como oportunidades, de e para negócio, têm dinamizado e capitalizado a economia local, nomeadamente nas atividades que integram o cluster turístico, fazendo deste concelho, um dos mais dinâmicos e atrativos da região, contudo marcado pela sazonalidade. 

No atual contexto económico, em prol da competitividade e dinamização local com vista à geração de oportunidades de negócio, de crescimento da economia, de geração de emprego e captação de investimento, propõe-se a realização de ações de promoção empresarial, que sirvam os propósitos enunciados. 

Face ao exposto, constatando-se a proliferação de inúmeros espaços comerciais/industriais disponíveis no concelho, proporcionada, quer pelo contexto económico desfavorável, quer pelo caráter sazonal das atividades desenvolvidas em Albufeira, pretende-se contrariar esta tendência, com a constituição de uma bolsa de espaços comerciais e industriais, que congregue informação útil à concretização de negócios, suportando a mediação informal da oferta e procura destes espaços para fins empresariais. 

Esta iniciativa de promoção empresarial incide sobre todo o território concelhio, procurando abarcar todas as tipologias de uso empresarial – industrial, comercial, serviços, restauração e bebidas e outros.

Nesta bolsa, poder-se-á encontrar informação que se prende com os seguintes aspetos: tipo de transação; tipo de utilização permitida; localização e caracterização do imóvel; elementos identificativos e contatos do proprietário/arrendatário; outras informações relevantes.


Os principais objetivos a atingir com este projeto são:

  • Evidenciar as potencialidades do concelho e materializá-las em políticas e ações concretas que visem o desenvolvimento económico;
  • Criar massa crítica empresarial capaz de alterar o paradigma económico local;
  • Promover a diversificação do tecido económico com vista à diminuição da dependência e da monocultura turística;
  • Promover a captação de investimento;
  • Fomentar a empregabilidade;
  • Criar uma plataforma dinâmica que facilite a mediação informal entre a oferta e a procura, entre os proprietários e os potenciais investidores;
  • Devolver “vida” aos centros logísticos do concelho;
  • Pugnar pela reabilitação urbana e ocupação dos imóveis obsoletos e/abandonados;
  • Dinamizar o comércio tradicional;
  • Envolver as associações empresariais, enquanto agentes dinamizadores do tecido empresarial;
  • Promover um espírito empreendedor e de promoção empresarial efetiva, estimulando sinergias nas várias vertentes do negócio.

Este projeto encontra-se em desenvolvimento.

 

AGE - Histórico de eventos

Páginas